Cidade
Alunos de escola municipal visitam a Embrapa amanhã
A atividade faz parte das ações do projeto “Embrapa e Escola”, que tem como meta ampliar os conhecimentos dos alunos sobre ciência, pesquisa, tecnologia e agricultura; cerca de 20 turmas da rede municipal de ensino já participaram
Despertar, em estudantes de ensino médio e fundamental, a consciência da ciência, pesquisa, tecnologia e da agricultura, visando melhoria na qualidade de vida da população brasileira e o desenvolvimento do país. Este é o objetivo do projeto “Embrapa e Escola”, criado em 1997.
Nesse sentido, 80 alunos da 4ª série da Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga visitam, amanhã (dia 26), a empresa Embrapa Soja em Londrina, onde participarão, durante duas horas, das seguintes atividades: sessão de desenho animado – “Em busca da semente roubada” -; palestra educativa e visita às instalações do local.
“É um programa que visa à ampliação dos conhecimentos e que acaba tendo influencia direta no desempenho dos alunos na escola, em especial na disciplina de ciências”, avaliou a assessora pedagógica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Maria Regina da Costa Sperandio. Concorda com ela está o diretor da Escola Municipal Noêmia Malanga, José Aparecido da Silva, que disse que a atividade será fundamental para a formação dos alunos, pois aproxima os conteúdos ensinados em sala de aula das práticas do dia a dia.
Silva ainda afirmou que esses projetos são responsáveis pela mudança de comportamento de muitos estudantes. “Muitos alunos mais indisciplinados na sala de aula, quando participam dessas atividades extras voltam mais concentrados e com vontade de aprender. Então, é um crescimento mesmo para eles e, por isso, deve ser uma obrigação das escolas buscarem mais parcerias nesse sentido”, comentou.
Além de auxiliar na formação dos estudantes, o diretor também acredita que a iniciativa, como a desenvolvida pelo Embrapa, é muito importante para o educador que acompanha o grupo. “É uma ação em que todos aprendem, pois até os professores podem não conhecer algumas das coisas que estão sendo mostradas às crianças. Isso acaba por valorizar este profissional, que aprende novas coisas para repassar aos alunos nas aulas. É algo enriquecedor para todos”, finalizou.
Em Londrina, o projeto “Embrapa e Escola”, atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Somente nos últimos meses, a visita à empresa agrobiológica atendeu a mais de 20 turmas da rede municipal de ensino, ou seja, a cerca de 800 alunos, que tiveram a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos sobre ciência, tecnologia e pesquisa.
(Londrina, 25 de novembro de 2009)




