Cidade
Escola municipal aprimora formação por meio de parcerias
A unidade escolar Pedro Vergara Correa traça diversas parcerias nas atividades que desenvolve com os estudantes e professores; as ações atendem às áreas educativa, esportiva, ambiental e da saúde
Instruir os alunos para o futuro, estimulando a conscientização deles sobre a importância da preservação do meio ambiente, bem como os incentivar à prática esportiva e à participação em ações educativas e sociais. Esse é o intuito da Escola Municipal Pedro Vergara Correa por meio de suas ações de parceria. Nesse contexto, a instituição já trabalha, desde 2008, em um projeto de sexualidade, no qual os estudantes da 4ª série desenvolvem o tema com palestras e exibições teatrais.
A atividade, coordenada por profissionais da unidade básica de saúde (UBS) do conjunto Mister Thomas, é realizada em dois momentos diferentes, sendo que o primeiro serve para as explicações gerais, em forma de mini-conferência, e o segundo para sanar as dúvidas das crianças, que são levantadas por meio de uma urna que é disponibilizada aos participantes no final do primeiro encontro.
“Utilizamos essa ferramenta pelo fato da sexualidade ser um tema delicado de se tratar. Então, deste modo, a caixa de perguntas faz com que a maioria dos alunos questione e não tenha vergonha. No final, ele vai ver a dúvida dele sendo respondida ludicamente no teatro com fantoches”, explicou a auxiliar de supervisão da Escola Municipal Pedro Correa, Vânia Isabeli Talarico Freita dos Santos.
Além da ação de sexualidade, o colégio ainda desenvolve outras atividades com a UBS do Mister Thomas. Uma delas consiste na prática de xadrez com o educador físico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do posto. O esporte é praticado todas as segundas-feiras pelos alunos de 3ª e 4ª série. O outro projeto promovido junto do NASF da unidade é direcionado aos professores da escola, que recebem exercícios de alongamento, atividades de relaxamento e orientações fisioterápicas com a finalidade de prevenir doenças como a lesão por esforço repetitivo (LER) e distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho (DORT).
A auxiliar de supervisão ressaltou a importância de todas essas iniciativas junto da UBS do conjunto do Mister Thomas. “É uma maneira de implementar o ensino, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos alunos e educadores. Isso tudo tem um reflexo muito positivo na formação dos nossos alunos e na valorização dos nossos profissionais. É uma semente que plantamos agora e colhemos lá na frente”, destacou.
Segundo ela, ainda, outra iniciativa realizada em parceria com o grupo Big Frango,
se refere à instalação do eco-ponto para a coleta de óleo reciclado na escola, além da arrecadação de materiais recicláveis e promoção de palestras educativas. “É algo que desperta a preocupação das crianças com o meio ambiente, mostrando para elas que muitas coisas podem ser reaproveitadas, seja para fazer combustível ou brinquedos. Então, é um complemento interdisciplinar importantíssimo para educação dos alunos”, finalizou Vânia Isabeli.
(Londrina, 26 de novembro de 2009)




