Cidade
Handebol de Londrina disputa final da Liga Nacional 2009
Esta será a primeira disputa entre a Unopar FEL/Sercomtel x Pinheiros/SP válida pela final do torneio; a equipe londrinense pede o apoio da torcida para vencer hoje no Moringão
O Ginásio de Esportes do Moringão volta a receber mais uma importante partida de handebol hoje (dia 26), a partir das 21h. Trata-se do primeiro jogo da final da Liga Nacional de Handebol 2009, que será disputado entre a equipe londrinense Unopar/ FEL Sercomtel e o Pinheiros de São Paulo.
Uma vitória na partida desta noite é fundamental para que os londrinenses conquistem o sexto campeonato neste ano, já que o adversário tem a vantagem de jogar por dois empates por ter sido a melhor equipe durante a primeira fase da Liga. Além disso, o técnico Giancarlos Ramirez também terá que enfrentar outro desafio: armar a equipe londrinense sem o armador-central Léo, considerado um dos principais atletas do grupo.
O jogador sentiu o joelho no último minuto do jogo pela semifinal da competição, na qual a Unopar/FEL Sercomtel venceu o jogo por 32 a 30 e selou a classificação para a final. Após a disputa, um exame de ressonância magnética apontou uma lesão no menisco, o que impossibilita o atleta de atuar nesses dois últimos jogos decisivos. A boa notícia fica por conta da volta dos armadores esquerdo e direito, Ednaldo e Boi.
“O Léo é um jogador importante para nós, mas temos esportistas de muita qualidade que podem substituí-lo, como é o caso do Cláudio. Vale lembrar que nós vencemos a Copa do Brasil sem o Léo. Então, qualquer um que entrar em quadra vai entrar para jogar com garra e raça”, afirmou Ramirez. Na avaliação dele, este é o momento do grupo mostrar que é forte, está unido e entrosado. “Conversamos durante os treinos e a confiança de que podemos vencer é grande”, contou.
O técnico reconheceu a dificuldade do jogo, mas disse acreditar na conquista de mais um título para Londrina. “O Pinheiros é uma equipe tradicional, muito forte e complicada de ser batida. Mas, nós estamos preparados e vamos lutar até o final. Para isso, esperamos que a comunidade abrace o jogo, hoje, no Moringão para empurrar o time. Um bom resultado aqui será um grande passo para a conquista”, avaliou Ramirez.
O time que entra em quadra hoje para enfrentar o Pinheiros/SP deve ser: Rick, Mazzoco, Boi, Cláudio, Ciborg, Gilson e Alê. Será a sexta final consecutiva que o time londrinense disputará pela Liga Nacional, competição da qual foi campeã em 2005 e 2008. Caso sejam campeões, os atletas conseguirão alcançar o feito histórico inédito de terminar o ano com 100% de aproveitamento, pois terão vencido todos os torneios que disputaram.
Até o momento o grupo já faturou o Pan-Americano de Clubes; os Jogos Universitários Brasileiros e do Paraná; o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil. A equipe Unopar FEL/Sercomtel, formada por 14 atletas, tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e da Sercomtel.
(Londrina, 26 de novembro de 2009)




