Cidadão
Concentração no calçadão marcou o dia 25 de novembro em Londrina
O evento que contou com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil e governamentais
A Secretaria Municipal da Mulher, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e diversos parceiros realizaram ontem, dia 25, no Calçadão, evento alusivo ao Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher.O evento que contou com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, reuniu representantes de diversas organizações da sociedade civil e governamentais. Fez parte da programação a apresentação da Banda de Músicos de Londrina, que teve a participação da cantora Elisângela Silva; o Grupo Casos e Acasos da Fábrica de Teatro do Oprimido com a peça “O Amor é mesmo Assim”; coral e dança com alunos/as do ILES; apresentação de Hip Hop com integrantes do Projeto Murialdo e por fim, apresentação de dança japonesa com grupo de idosas da INESUL.
O evento contou ainda com exposição de trabalhos de alunos/as de 5ª a 8ª séries e da Educação de Jovens e Adultos, das redes municipais e estaduais de ensino. Os trabalhos, reunindo desenhos e textos, são resultado de um processo de reflexão e debate sobre tema desenvolvido pelos professores em sala de aula.
Aderindo a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, o evento teve como slogan: “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos”. Para a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, o objetivo dessa ação é sensibilizar e comprometer a população pelo fim da violência, que é um problema de toda a sociedade.
As atividades da campanha prosseguem até o início de dezembro com as oficinas: “Refletindo Sobre a Rede de Serviços para Atendimento à Mulher em Situação de Violência”. As oficinas serão descentralizadas contemplando as cinco regiões da cidade e zona rural e têm como público os agentes comunitários de saúde, considerando a importância desses profissionais na prevenção e enfrentamento do problema.
(Londrina, 26 de novembro de 2009)




