Cidade
Banco Social de Microcrédito é implantado em Londrina
“Cumprimos mais um compromisso de campanha: um banco público, social que dá oportunidade para as pessoas retirarem o dinheiro e abrir a sua própria empresa”, comentou Barbosa Neto
Londrina ganhou o Programa de Microcrédito Banco Social, do Governo do Estado do Paraná, em audiência pública capitaneada pelo governador Roberto Requião, hoje (dia 26), no auditório do Sincoval. O prefeito Barbosa Neto que participou do evento, disse que a proposta cumpriu mais uma promessa de campanha.“Este programa de microcrédito é um compromisso de campanha nosso, de destinação de recursos para a compra de equipamentos ou para capital de giro para que a pessoa que tenha determinada habilidade possa sem burocracia, com os juros mais baixos do Brasil, ter acesso a uma linha de crédito com longo espaço de carência, de pagamento, de prazo, para que ela possa realmente abrir a sua própria empresa”, afirmou Barbosa.
O prefeito lembrou que Londrina se adequou tardiamente em relação as demais cidades do Paraná. “Nós tínhamos aqui em Londrina uma barreira, já era para ter sido assinado este convênio. Várias cidades do estado já possuem e Londrina estava aquém. Foi uma determinação nossa, porque era um compromisso de campanha. Na verdade significa um banco público, social que dá oportunidade para as pessoas retirarem o dinheiro e abrir a sua própria empresa”, comentou Barbosa Neto.
O Banco Social é um instrumento de inclusão social e redução de desigualdades. Destina-se ao empreendedor popular, individual familiar ou associado (cooperativas e empreendimentos solidários). O programa Banco Social Microcrédito – Microcrédito facilidade de contratação e juros baixos. Conforme o governador Roberto Requião, são os mais baixos do Brasil, em torno de 0,57% por mês.
“Empréstimo para as pessoas que tem uma atividade empresarial singular. São juros baixíssimos e dinheiro fácil”, afirmou o governador Requião. “O oxigênio da economia é o crédito. Sem crédito a economia não anda. No Estado do Paraná, investimos na força dos pequenos”, completou o governador.
O programa tem a parceria Prefeitura de Londrina, Agência do Fomento do Paraná, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e do Sebrae. Em Londrina, o Banco Social vai funcionar na agência do Sine, na rua Guaporé, 272. “Terá um agente de crédito para atender o pequeno, micro empresário que desejar abrir o seu negócio”, afirmou a gerente Doris Andrade da Cruz.
Participaram da audiência pública, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia; o presidente da Câmara, José Roque Neto; a coordenadora da Região Metropolitana, Elza Correia, secretários municipais, lideranças de classe e comunitárias.
(Londrina, 26 de novembro de 2009)
Foto:Luiz Jacobs




