Cidade

Grupo da Economia Solidária participa de oficina técnica

A atividade prevê que 27 mulheres do programa aprimorem o uso das máquinas de costura para a qualificação no desenvolvimento de produtos comercializados pelo grupo


 
 
Um grupo de 27 mulheres cadastradas no Programa Municipal de Economia Solidária vai participar de uma atividade diferente a partir de segunda-feira (dia 30). Trata-se da oficina volante de inclusão sócio-tecnológica do setor de vestuário, que tem como objetivo aprimorar o uso das máquinas de costura e contribuir para o desenvolvimento de camisetas, patchwork, pijamas, lençóis, fuxico, produtos para cozinha e aproveitamento de retalhos, trabalhados pelas mulheres dentro das ações da Economia Solidária.
 
A oficina será ministrada por técnicos dentro de um ônibus, que possui a infraestrutura de um local de produção, com máquinas e matéria prima para as confecções. “É um veículo que foi adaptado para abordar toda a parte técnica dos equipamentos. Queremos mostrar para as participantes que muitos problemas com as máquinas podem ser resolvidos sem a ajuda de um especialista. Então, é uma forma de capacitá-las melhor”, destacou a coordenadora do Economia Solidária, Sandra Nishimura.
 
De acordo com ela, a oficina é importante para aperfeiçoar mais os produtos confeccionados pelas mulheres. “A partir do momento que elas desenvolvem uma habilidade maior, o processo produtivo é qualificado e, consequentemente, os produtos finais  ficam melhores, o que ajuda elas na comercialização e aumento da renda”, comentou a coordenadora.
 
A oficina volante de inclusão sócio-tecnológica do setor de vestuário é um projeto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), executado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), em parceria com o Programa Municipal de Economia Solidária.
O Programa consiste no trabalho intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência, com apoio do Provopar Londrina. O objetivo é apoiar as iniciativas coletivas de trabalho e renda que se organizam com base nos princípios da economia solidária: cooperação, autogestão e solidariedade.
 
Programação
A oficina vai atender as mulheres nos seguintes dias e locais:
 
30/11 – Jardim Maracanã
01/12 – Vila Brasil
02/12 – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zona Sul
03/12 – Distrito de Irerê
04/12 – A lado do Centro Cultural da Zona Norte
(Londrina, 27 de novembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos