Cidadão
Seminário Internacional em Londrina começa na segunda-feira
Até o momento, 480 pessoas se inscreveram para participar do evento que vai debater o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável da cidade para os próximos anos
Começa na próxima segunda-feira (dia 30), o Seminário Internacional de Londrina com o tema “Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável”. A partir das 8h30, no Hotel Sumatra, a abertura com a presença do prefeito Barbosa Neto. De acordo com a comissão organizadora, até o momento já foram inscritas 480 pessoas. As inscrições podem ser feitas no portal www.seminariodelondrina.com.br ou ainda na entrada do evento.O público alvo do Seminário são empresários, gestores públicos, profissionais liberais, estudantes, professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. A inscrição será confirmada com a entrega de qualquer produto de limpeza, que será revertido em prol do Provopar.
“Pela primeira vez nas comemorações de aniversário da nossa cidade estamos realizando um seminário sobre o seu desenvolvimento. Para isso, reunimos os atores do desenvolvimento: governo, entidades, instituições de ensino e empresas. Sabemos que quando existe um alinhamento destes quatro atores com o objetivo de desenvolvimento local, o crescimento é certo e sustentável”, explicou o diretor de Desenvolvimento e de Tecnologia da Codel, Marcus von Borstel.
Ele detalhou que os palestrantes internacionais vão abordar temas relacionados diretamente a Londrina. “O Paolo Onesti da Itália vai falar sobre transferência de tecnologia e inovação de academias para empresas. É aplicar o conhecimento acadêmico em geração de negócios para as empresas. Como temos em Londrina o nosso parque tecnológico e recentemente foi assinado um protocolo de intenções com Puc, Fiep, Acil, Sebrae e Adetec é providencial garantirmos mais acesso a estas informações para aplicarmos em nossa cidade”, garantiu.
O diretor da Codel falou ainda da importância da palestra da representante da Agência Pro Cordoba da Argentina. “Ela vai relatar as fortalezas de cidades regionais e como estas podem se interagir para gerarem negócios. Exportação e Importação. É o fortalecimento do TECA”, apostou. “Também o Alemão, Nordmann, colocará na prática como podemos atrair investimentos, empresas européias. Apresentará um caso real. Falará o que temos que fazer e o que não podemos fazer”, completou von Borstel.
“Nosso seminário não é um debate e sim uma reflexão sobre o tema, porque sabemos que na cidade há grupos e lideranças que pensam a cidade no futuro e queremos cada vez mais nesta administração ser um indutor, facilitador de ações para que possamos prosperar, nos desenvolver de forma sustentável”, afirmou o presidente da Codel, Kentaro Takahara.
Devido à agenda, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e o senador Osmar Dias cancelaram a participação no Seminário. Para os lugares deles, a organização, confirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures e o gerente executivo de Logística da Petrobrás, Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que vai abordar o pré-sal.
Portanto, para os dois dias do evento, estão programados 10 palestras com os seguintes temas, na segunda-feira:
9h – Crescimento econômico e Desenvolvimento Sustentável – palestrante: presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures.
10h30 – O pré-sal – palestrante: gerente executivo de Logística da Petrobrás, Carlos Eduardo Sardenberg Bellot.
15h – Itália, referência mundial nos distritos industriais: desenvolvimento, tendências e reflexos sociais – palestrante: presidente da Câmara Ítalo-Brasileira deComércio e Indústria do Paraná, Roberto Colliva (Itália).
16h15 – Os fatores que influenciam e motivam um investidor estrangeiro – palestrante: diretor presidente do Legrandpharma (parte do grupo SEM) e consultor na área da saúde, Reinhard Andreas Nordmann (Alemanha).
17h – Políticas públicas – palestrante: governador do Paraná Roberto Requião.
Na terça-feira, as palestras serão as seguintes:
9h – Brasil: quais as chances de um efetivo crescimento sustentável na próxima década? – palestrante: diretor do banco Bradesco S/A, Octávio de Barros.
10h – Políticas públicas para capacitação de servidores públicos – palestrante: reitor da UEL, Wilmar Sachetin Marçal.
15h – Itaipu: uma realidade binacional contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e Paraguai – palestrante: diretor-presidente de Itaipu, Jorge Samek.
16h15 – Inovação e transferências tecnológicas entre academia e empresas – palestrante: diretor do Democenter e Universidade de Modena, Paolo Onesti, da Itália.
17h – Comércio Exterior Regional. Internacionalização de fortalezas – palestrante: diretor da Agencia Pro Cordoba, Viviana Arias, da Argentina.
O evento conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e o patrocínio do banco Bradesco, Companhia Cacique de Café Solúvel, Sanepar, Sercomtel e Itaipú Binacional.
(Londrina, 27 de novembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs




