Cidadão
Seminário Internacional em Londrina começa na segunda-feira
Até o momento, 480 pessoas se inscreveram para participar do evento que vai debater o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável da cidade para os próximos anos

O público alvo do Seminário são empresários, gestores públicos, profissionais liberais, estudantes, professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. A inscrição será confirmada com a entrega de qualquer produto de limpeza, que será revertido em prol do Provopar.
“Pela primeira vez nas comemorações de aniversário da nossa cidade estamos realizando um seminário sobre o seu desenvolvimento. Para isso, reunimos os atores do desenvolvimento: governo, entidades, instituições de ensino e empresas. Sabemos que quando existe um alinhamento destes quatro atores com o objetivo de desenvolvimento local, o crescimento é certo e sustentável”, explicou o diretor de Desenvolvimento e de Tecnologia da Codel, Marcus von Borstel.
Ele detalhou que os palestrantes internacionais vão abordar temas relacionados diretamente a Londrina. “O Paolo Onesti da Itália vai falar sobre transferência de tecnologia e inovação de academias para empresas. É aplicar o conhecimento acadêmico em geração de negócios para as empresas. Como temos em Londrina o nosso parque tecnológico e recentemente foi assinado um protocolo de intenções com Puc, Fiep, Acil, Sebrae e Adetec é providencial garantirmos mais acesso a estas informações para aplicarmos em nossa cidade”, garantiu.
O diretor da Codel falou ainda da importância da palestra da representante da Agência Pro Cordoba da Argentina. “Ela vai relatar as fortalezas de cidades regionais e como estas podem se interagir para gerarem negócios. Exportação e Importação. É o fortalecimento do TECA”, apostou. “Também o Alemão, Nordmann, colocará na prática como podemos atrair investimentos, empresas européias. Apresentará um caso real. Falará o que temos que fazer e o que não podemos fazer”, completou von Borstel.
“Nosso seminário não é um debate e sim uma reflexão sobre o tema, porque sabemos que na cidade há grupos e lideranças que pensam a cidade no futuro e queremos cada vez mais nesta administração ser um indutor, facilitador de ações para que possamos prosperar, nos desenvolver de forma sustentável”, afirmou o presidente da Codel, Kentaro Takahara.
Devido à agenda, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e o senador Osmar Dias cancelaram a participação no Seminário. Para os lugares deles, a organização, confirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures e o gerente executivo de Logística da Petrobrás, Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que vai abordar o pré-sal.
Portanto, para os dois dias do evento, estão programados 10 palestras com os seguintes temas, na segunda-feira:
9h – Crescimento econômico e Desenvolvimento Sustentável – palestrante: presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures.
10h30 – O pré-sal – palestrante: gerente executivo de Logística da Petrobrás, Carlos Eduardo Sardenberg Bellot.
15h – Itália, referência mundial nos distritos industriais: desenvolvimento, tendências e reflexos sociais – palestrante: presidente da Câmara Ítalo-Brasileira deComércio e Indústria do Paraná, Roberto Colliva (Itália).
16h15 – Os fatores que influenciam e motivam um investidor estrangeiro – palestrante: diretor presidente do Legrandpharma (parte do grupo SEM) e consultor na área da saúde, Reinhard Andreas Nordmann (Alemanha).
17h – Políticas públicas – palestrante: governador do Paraná Roberto Requião.
Na terça-feira, as palestras serão as seguintes:
9h – Brasil: quais as chances de um efetivo crescimento sustentável na próxima década? – palestrante: diretor do banco Bradesco S/A, Octávio de Barros.
10h – Políticas públicas para capacitação de servidores públicos – palestrante: reitor da UEL, Wilmar Sachetin Marçal.
15h – Itaipu: uma realidade binacional contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e Paraguai – palestrante: diretor-presidente de Itaipu, Jorge Samek.
16h15 – Inovação e transferências tecnológicas entre academia e empresas – palestrante: diretor do Democenter e Universidade de Modena, Paolo Onesti, da Itália.
17h – Comércio Exterior Regional. Internacionalização de fortalezas – palestrante: diretor da Agencia Pro Cordoba, Viviana Arias, da Argentina.
O evento conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e o patrocínio do banco Bradesco, Companhia Cacique de Café Solúvel, Sanepar, Sercomtel e Itaipú Binacional.
(Londrina, 27 de novembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs