Cidade
5ª Conferência do Meio Ambiente começa hoje
O encontro tem como objetivo debater e traçar as propostas de políticas públicas para o meio ambiente; além disso, o encontro também vai eleger os novos membros do Consemma para os dois próximos anos
“O meio ambiente é também participar e agir: venha construir uma Londrina sustentável” é o tema da 5ª Conferência Municipal do Ambiente, que será realizada, hoje e amanhã (dias 11 e 12), no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar) – avenida Paris, n° 645, jardim Piza. Hoje, os debates ocorrem das 19h às 22h, ao passo que no segundo dia as discussões têm início às 8h e prosseguem até as 18h.
Os debates da Conferência terão como objetivo traçar propostas de políticas públicas para o meio ambiente na cidade, melhorando a qualidade de vida dos londrinenses. Para que as ações sejam as mais efetivas possíveis, já foram promovidas cinco Pré-Conferências para direcionar as propostas. “Deu um norte para seguirmos, pois nos auxiliou a diagnosticar mais especificamente quais as demandas de cada região da cidade. Isso nos ajudará a trabalhar de forma direta nos problemas relacionados ao meio ambiente na cidade”, destacou o secretário municipal do Ambiente, Carlos Levy.
A expectativa, segundo Levy, é que a população continue comparecendo e participando das decisões sobre as questões ambientais de Londrina. “Esse é um dos focos da Conferência: estimular os londrinenses a colaborar conosco”, disse. Ele relatou que a Conferência será importante para formar o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma). “Os 56 membros que serão eleitos, sendo 28 titulares e 28 suplentes, são os responsáveis por aprovar e fiscalizar a aplicação das políticas públicas para o biênio de 2010/2011”, comentou.
O secretário reforçou a importância da participação conjunta entre Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Consemma e sociedade. “Falar de ações para o meio ambiente é falar de qualidade de vida. Por isso, é fundamental esta interação entre os cidadãos e o poder público. São parcerias como estas que realmente conseguem melhorar o quadro ambiental de uma cidade”, finalizou.
(Londrina, 11 de dezembro de 2009)