Cidadão

Kinoarte exibe curtas londrinenses no bar Valentino

Filmes são resultado da produção de alunos de Artes Visuais e Multimídia da Unopar e tratam das aflições do homem urbano contemporâneo


O bar Valentino, frequente palco de apresentações musicais e discotecagens, terá amanhã, dia 15, uma programação voltada para o cinema local. A partir das 22h, a vila cultural Kinoarte exibirá quatro filmes de curta metragem produzidos pelos alunos do segundo semestre do curso de Artes Visuais e Multimídia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), da disciplina de Linguagem e Expressão em Cinema e Vídeo.
A exibição faz parte do projeto Kinoarte Mostra Curtas. Anderson Cravieiro, que é produtor da vila cultural e também professor na Unopar, explicou como foi o  processo de produção dos curtas. “Cada filme foi realizado por uma turma. Eu dividi os alunos em diferentes funções, como fotografia, filmagem, edição e atuação. Até os diretores dos curtas são os próprios alunos. Eu apenas dou o suporte a eles no processo de produção. A intenção é que eles tenham o máximo de contato possível com uma produção real”.
Segundo Craveiro, nos quatro filmes há uma temática em comum: os distúrbios do indivíduo urbano contemporâneo e as dificuldades que ele enfrenta na corrida e concorrida sociedade atual. “Nós usamos esses temas reflexivos, mas com uma linguagem indireta, sem que a mensagem fique tão clara. A escolha dessas temáticas é importante, porque provoca uma reflexão inclusive nos alunos que produzem os filmes”, avaliou.
O bar Valentino fica na avenida Faria Lima, nº 486. A entrada para o Kinoarte Mostra Curtas é franca. O projeto da Vila Cultural Kinoarte é apoiado pelo Programa de Incentivo à Cultural (Promic).
Os filmes
As quatro produções da mostra tem duração entre oito e dez minutos e são em cores. Os três primeiros filmes são baseados na obra do escritor e quadrinista brasileiro Lourenço Mutarelli, que retrata questões do submundo das cidades em seus trabalhos. Confira o que será exibido:
Efigie – baseado na obra “Transubstanciação” de Mutarelli, conta a história de Thiago, rapaz recém-saído da prisão por ter assassinado o pai, que sofre de crises psicológicas e confunde seus sonhos com a realidade. Thiago procura alguém que o ajude a se libertar de seus traumas por meio do amor. O filme utiliza recursos de imagem em preto e branco. Direção de Kaky Kakubo e Samantha Nascimento.
Inglório – Narra a vida de Eduardo, que mora apenas com a avó, que sofre de Alzheimer. Para fugir da solidão, sentir-se inserido na sociedade e poder comprar um presente para a avó, começa uma busca por emprego. Baseia-se nos quadrinhos “Mundo Pet” de Lourenço Mutarelli. Direção de Carolina Cianca e Maria Rejas.
Psiconóia – Também inspirado em Mutarelli – no livro Jesus Kid – é a história de um personagem que se tranca em um quarto de hotel para desenvolver um trabalho sob encomenda. Direção de Rogério Ceneviva e Diego da Silva.
Entre Hiatos – Único trabalho não proveniente das obras de Lourenço Mutarelli, Entre Hiatos mostra um personagem que relembra momentos de seu passado ao vasculhar antigos objetos em seu quarto. Direção e roteiro de Sarah Barbosa.
(Londrina, 14 de dezembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos