Defesa Social divulga atendimentos da Guarda na última semana
Entre os dias 2 e 8 de dezembro foram 122 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência
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A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 2 e 8 de dezembro. Ao todo foram 122 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 31 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 16 registros. Ocorrências de perturbação do sossego, ordem pública somaram 17 registros. A fiscalização da lei seca municipal registrou 5 autos de infração na última semana.
Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 17 atendimentos. Orientação e fiscalização de trânsito somaram 8 intervenções. Crimes ambientais foram 7 registros. Demais ocorrências e atendimentos somaram 28 registros.
O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Defesa Civil – De acordo com o Relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), a Defesa realizou 4 atendimentos na última semana, dos quais em 3 situações de vistorias em residências foram feitas análises iniciais de danos. Os agentes também participaram de um simulado de evacuação em um shopping da zonal sul. O treinamento serviu para aprimorar o treinamento dos funcionários do estabelecimento para uma real intervenção.
Em caso de emergência em situações de desastre, queda de árvore, queda de mudo, rompimento de galeria pluvial, enxurrada, deslizamento de terra, rachadura em edificações é importante que a ligação seja feita imediatamente ao telefone 199 ou 153. O solicitante deve repassar o máximo de informações possíveis para que seja viabilizado atendimento.
Patrulhamento na saúde– A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 298 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Ocorrências destaque – No início da manhã de segunda-feira (2) a central da GM recebeu uma denúncia de que um homem estaria agressivo no interior do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste. A equipe da área foi até o local e identificou que o rapaz teria sido contido por terceiros. Após constatação, foi dada voz de prisão por dano ao patrimônio público.
Uma denúncia anônima informou que duas pessoas foragidas da justiça estariam de passagem pelo Distrito de Irerê, zona sul. A equipe da Guarda Rural em conjunto com a Polícia Militar conseguiu abordar um dos homens suspeitos. Após checagem no sistema foi confirmado mandado de prisão por furto qualificado em aberto. Com o suspeito foi encontrada uma espingarda calibre 38. Ele foi encaminhado à delegacia de plantão e vai responder também por posse ilegal de arma de fogo.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social