Cidadão

CALMA realiza última reunião de 2019

O evento contará com um debate, ministrado pela enfermeira do Hospital Universitário, Letícia Costa, com o tema “Critérios de Doação de Leite Humano”

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) irá realizar, nesta quarta-feira (11), das 14h às 17h, sua última reunião mensal do ano, no Centro Pastoral Dom Bosco. O evento tem como foco esclarecer os Critérios de Doação de Leite Humano, além de aprovar o cronograma de encontros de 2020. A reunião ocorrerá na sede do Centro Pastoral, localizada na Rua Dom Bosco, 145.

Na oportunidade haverá um debate, ministrado pela enfermeira do Banco de Leite Humano, do Hospital Universitário da Região Norte do Paraná (HU), Letícia Costa, com o objetivo de fomentar os critérios necessários para se cadastrar como doadora de leite materno no HU. “Vou abordar, basicamente, os critérios para a doação de leite humano. O que é necessário para se tornar uma doadora. Envolve questões de medicação que a mãe está usando, se está sobrando leite e, principalmente, se ela está em fase de amamentação do próprio filho. Esta ação é muito importante, pois o leite coletado é levado a unidades neonatais de Londrina, onde se encontram bebês prematuros que precisam deste alimento para se recuperarem”, contou.

De acordo com Costa, o processo de doação possui um amplo auxílio dos profissionais do HU. “A mãe entra em contato com a gente, através do Banco de Leite, pegamos o endereço dela e vamos até sua casa. Lá abrimos uma ficha com todas as informações necessárias e entregamos a ela um material para poder retirar o leite. Depois ligamos, uma vez por semana, para poder ir buscar o frasco com o alimento. A mãe tem toda esta comodidade. Não precisa ir até o Banco de Leite nem para se candidatar como doadora, nem para levar o leite retirado”, afirmou. Para ser doadora do Banco de Leite do HU é necessário entrar em contato pelo telefone, 3371-2390.

Além da conversa com a enfermeira, outro tópico abordado será a aprovação do cronograma de encontros de 2020. Neste ponto serão discutidos os dias e horários ideais para as reuniões do próximo ano. Ao fim das atividades ainda acontecerá uma confraternização com os participantes.

Qualquer pessoa pode comparecer ao evento. O foco, porém, são os representantes das instituições de ensino, pesquisa e assistência, que constituem o CALMA. Cerca de 15 a 20 pessoas são esperadas na ocasião.

A enfermeira da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Lilian Poli de Castro, explica que o tema desta quarta-feira (11) já vem sendo discutido há algum tempo pelo CALMA. “É um trabalho contínuo que estamos fazendo durante o ano inteiro com as instituições do CALMA. Um prosseguimento às atividades do Agosto Dourado e da Semana do Aleitamento Materno. Na reunião passada, por exemplo, foi feito um levantamento de como estas instituições poderiam trabalhar a doação de leite. Neste mês cada entidade ficou de retornar para que pudéssemos verificar quais ações elas planejaram”, disse.

Sobre o Comitê – Instituído em 1995 pela Secretara Municipal de Saúde, o CALMA tem por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Com reuniões mensais, o comitê discute temas relevantes com os profissionais de saúde, organiza e desenvolve atividades nas Semanas Mundiais de Aleitamento Materno no município, promovendo cursos, pesquisas e ações junto à comunidade.

Atualmente, integram o comitê 22 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, como a maternidade municipal, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades e profissionais autônomos. Também participam grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outros.

Outras informações podem ser obtidas com a enfermeira da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Lilian Poli de Castro, através do telefone (43) 3372-9825.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos