Cidade
Rede municipal de ensino encerra atividades na sexta
Professores e alunos saem em férias a partir do dia 19; atividades serão retomadas em janeiro, para adequar o calendário às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde
O ano letivo de 2009 nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais e conveniados termina nesta sexta-feira, dia 18. De acordo com a diretora de Tecnologia e Apoio Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Zanoni Lima, o retorno das aulas de 2010 acontece mais cedo do que normalmente em virtude da adequação do calendário devido à sugestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Como medida de prevenção em caso de novo surto de gripe suína, as escolas receberam orientação de manter uma margem de dias letivos excedentes. “A recomendação da Lei de Diretrizes e Base da Educação é de que tenham 200 dias letivos no ano. A secretaria está trabalhando com 206”, explicou Daniela Lima.
Atualmente, a rede municipal atende cerca de 29.500 alunos, sendo 26.500 na área urbana e 3.000 na área rural. A grande maioria dos estudantes, cerca de 25.000, está matriculada no ensino fundamental. Na pré-escola, o município atende quase 5.000 crianças.
Os 11 Centros de Educação Infantil municipais e os 68 CEIs filantrópicos, que hoje atendem cerca de 8.000 crianças, também seguem o calendário municipal de férias. A Secretaria atualmente está em processo de matrícula e rematrícula de estudantes.
As atividades letivas em 2.010 devem começar no dia 27 de janeiro para todos os estudantes da rede municipal. Os professores, no entanto, voltam ao trabalho um pouco antes, a partir do dia 25.
(Londrina, 16 de dezembro de 2009)