Cidadão

Casa da Mulher será inaugurada na sexta

Projeto feito em parceria com diversas entidades londrinenses é um novo passo para a valorização e capacitação da mulher


O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, inauguram na sexta-feira, dia 18, às 10h, o Centro de Formação e Ações Integradas, ou Casa da Mulher. A solenidade de inauguração ocorrerá na sede da instituição, situada à rua Mário Bonalumi, nº. 633, próximo à avenida São João.
A casa vai promover diversas atividades em benefício da mulher, como o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS Leste), que resolve questões como atendimento social e bolsa família. Outro exemplo é o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), especializado em casos de violência doméstica e familiar.
Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação profissional, como macramê, fuxico, cultivo de plantas medicinais (que contará com um horto fitoterápico), oficinas educativas sobre temas como violência contra a mulher, prevenção à AIDS e programas de apoio a Associações Comunitárias Femininas.
As atividades foram programadas em parceria desenvolvida pela Prefeitura de Londrina com Secretarias Municipais de Assistência Social, da Mulher e da Saúde, Sistema S (Sebrae, Senai, Senar e Senac), três universidades locais (UEL, Unopar e UTFPR) e várias Associações Comunitárias Femininas.
Para a secretária da mulher, Sueli Galhardi, a Casa da Mulher é importante, pois a mulher vai passar a ter a oportunidade de uma formação para que ela busque a autonomia pessoal e a inclusão social. “O  objetivo principal da Casa da Mulher é buscar e trazer as mulheres até nós para conhecermos suas necessidades. Porque quanto mais nós a conhecermos, mais poderemos solucionar as suas dificuldades”, explicou a secretária.
Estão previstos trabalhos conjuntos com diversas instituições parceiras de outras regiões da cidade, para que os serviços oferecidos pela casa possam ser disponibilizados em outros bairros.  Durante a inauguração da Casa da Mulher, artesãs vão confeccionar bordados, colares de viés e outros trabalhos manuais feitos em tear, roca e desfiadeira. Também serão distribuídos saches com citronelas e vasos com plantas ornamentais e medicinais cultivados na casa.
Cursos oferecidos
Para o mês de janeiro de 2010, a Casa da Mulher já programou três cursos de capacitação, que serão ministrados na sede da casa. Confira:
11 e 13 de janeiro , às 14h – curso de fuxico.
19 e  20 de janeiro, às 8h – curso de cultivo de ervas medicinais.
25 e 26 de janeiro, às 14h – curso de macramê.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3378-0575 ou na própria Casa da Mulher. Em janeiro serão divulgadas novas atividades para o decorrer do próximo ano, programadas em parceria com o Sistema S.
(Londrina, 16 de dezembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos