Cidade
“Nós estaremos prejudicando a grande maioria da nossa população”
A opinião do prefeito Barbosa Neto é sobre a revisão da planta de IPTU; para ele, aqueles que mais precisam dos serviços públicos é que serão penalizados em caso de não aprovação
“Nós temos, por exemplo, 10 mil imóveis que vão ser isentos totalmente de qualquer pagamento. Pessoas que estão em áreas não privilegiadas, em áreas que foram subvalorizadas, que se desvalorizaram nos últimos anos e essas pessoas elas é que vão ser penalizadas enquanto 3% apenas da população que terão reajuste de 40% em média dos seus imóveis, ou seja, seis mil imóveis vão ser beneficiadas”.
A opinião do prefeito Barbosa Neto é sobre a revisão da planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e foi expressa durante a entrevista coletiva semanal com a imprensa, hoje no gabinete. Para o prefeito a grande maioria da população será prejudicada pela não aprovação da revisão. “Caso não adote a revisão da planta de valores nos estaremos prejudicando a grande maioria da nossa população. Temos 60 mil imóveis que não vão ter um centavo sequer de reajuste, ou seja 25% dos imóveis dos 220 mil imóveis. Enquanto que uma pequena parcela que faz um barulho muito grande acaba sensibilizando ou pressionando os vereadores”, destacou.
O prefeito explicou aos jornalistas que a revisão da planta de valores não significa aumento. “Quando vocês falam lá que terá aumento de 500%, é uma grande mentira. Vocês deveriam falar dos 15 mil imóveis vão deixar de pagar imposto. Ou 50% de redução na maioria dos imóveis. Infelizmente uma minoria terá reajuste”, explicou.
Barbosa destacou ainda o compromisso e o papel dos vereadores. “Eu acredito no poder dos vereadores. Acho que eles têm maturidade suficiente para escolher o que eles querem para a cidade de Londrina. Se vai privilegiar uma casta que já é abastada e que reside numa região privilegiada. Inclusive eu moro naquela mesma região. Eu acho que temos que pagar o imposto porque houve valorização. Ou nós vamos prejudicar pelo menos 10 mil pessoas que vão ter isenção dos seus imóveis, pessoas que estão em áreas não tão privilegiadas, onde o serviço público precisa chegar”,
O prefeito disse que a não aprovação da planta pode inviabilizar projetos para a cidade de Londrina. “Mas para chegar este serviço público, nós precisamos ter arrecadação. O maior tributo municipal é o IPTU e o ISS. Se nós perdemos esta chance como foi feito nos últimos anos de fazer o reajuste da planta de valores nós vamos ter que interromper serviços e mais uma vez a grande maioria da população acabará sendo prejudicada”.
O prefeito concluiu dizendo do significado da votação. “Se os vereadores querem impingir uma derrota ao prefeito Barbosa Neto eles estão equivocados. A derrota não será minha. A derrota será da cidade de Londrina. Da grande maioria da população que será penalizada”, completou.
(Londrina, 16 de dezembro de 2009)