Planejamento divulga versão definitiva do Perfil de Londrina 2019
Publicação reúne dados de órgãos oficiais sobre as diferentes áreas do município; Caderno Censitário e Guia do Investidor também estão disponíveis

Buscando fornecer informações importantes sobre Londrina, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Planejamento e Gerência de Pesquisas e Informações, disponibilizou a versão final do Perfil de Londrina 2019. A publicação tem como base o ano de 2018 e pode ser conferida no Portal da Prefeitura, ou diretamente pelo link https://bit.ly/34I03pF.
O caderno digital apresenta dados obtidos nos mais diversos órgãos oficiais sobre as áreas de infraestrutura, características demográficas e sociais da população, economia, além de indicadores e mapas, possibilitando que a população, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados, tenham um conhecimento mais aprofundado sobre esses aspectos de Londrina.
A principal atualização apresentada na publicação diz respeito aos dados do Produto Interno Bruto (PIB) Municipal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada. De 2016 para 2017, o valor do PIB de Londrina passou de R$ 18.479.476 bilhões para R$ 19.235.188. “Esse indicador é muito esperado pois ele consolida os resultados da economia no período, e o resultado desta vez foi muito favorável.
Do valor total arrecadado, 80,95% do PIB está concentrado em serviços e comércio, mostrando que esse é o setor principal da cidade. Outros 17,39% correspondem à indústria, o que também é um resultado bem significativo, e 1,66% corresponde à agropecuária”, explicou o gerente de Pesquisas e Informações da SMPOT, Alexander Korgut. Ele também destacou que os resultados parciais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apresentaram um saldo positivo em comparação aos dados do ano anterior.
Complementar à publicação, também está disponível o Caderno Censitário do Perfil de Londrina, que aborda as condições de vida da população londrinense e serve como base para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da inciativa privada. Os dados são referentes à conjuntura socioeconômica do município em 2010, resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Distribuído em seções que tratam sobre população, famílias e domicílios, educação, trabalho e indicadores, o Caderno Censitário busca reunir o conjunto de dados estatísticos que retratam as características censitárias do município a cada decênio. Por meio desta publicação, os leitores poderão comparar os dados demográficos de publicações anteriores e observar as mudanças ocorridas na cidade ao longo do tempo. A produção encontra-se disponível no link https://bit.ly/2MfUckP.
Guia do Investidor – Para mostrar as diversas possibilidades que o município oferece para a geração de renda, lazer e qualidade de vida, a SMPOT divulgou, ainda, a quarta edição do Guia do Investidor. O caderno é voltado a informações sobre a perspectiva dos negócios e investimentos em Londrina com o intuito de evidenciar a capacidade de colaboração da cidade para o Paraná e o Brasil, e auxiliar em estudos de mercado, potencial de emprego, turismo, setor tecnológico, agronegócio, dentre outros. O Guia pode ser acessado em http://www.londrina.pr.gov.br/guia-do-investidor
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Pesquisas e Informações da SMPOT, Alexander Korgut, pelo telefone 3372-4050.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com