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“Acelera Brasil” recupera alunos com dificuldade de aprendizado

Secretaria de Educação capacita 34 docentes, escolhidos para lecionarem aos alunos do projeto Acelera Brasil, que será implantado na rede municipal em parceria com o Instituto Ayrton Senna,



45a7c694fb1f282550b8a02e49c0e3d4A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) promove até  sexta-feira (dia 29) um treinamento de capacitação para 34 professores municipais, especialmente, selecionados para o projeto Acelera Brasil, organizado pelo IAS.
O treinamento, que começou hoje (dia 25), ocorre na Faculdade Pitágoras de Londrina, situada na rua Edwy Taques Araújo, nº 1.100, próximo à marginal da rodovia Celso Garcia Cid, e esta sendo ministrado por pedagogos do próprio instituto, que darão aos docentes instruções e orientações sobre os métodos de trabalho com o material pedagógico da entidade. O horário dos treinamentos é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
O projeto Acelera Brasil é realizado pelo Instituto Ayrton Senna em todo o Brasil e, em Londrina, atenderá a 632 crianças do ensino fundamental de primeira à quarta série municipal, que estejam com dificuldades de aprendizado. “O foco foi selecionar alunos que estão em idade já avançada para o ano que estão cursando, e que têm dificuldades em avançar para as próximas séries”, explicou a assessora pedagógica de alfabetização do município, Rosana Marchese.
Para isso, a Secretaria de Educação fez um levantamento, em outubro de 2009, dos estudantes com disparidade de série em relação à idade. Depois, foi feita uma avaliação diagnóstica para selecionar aqueles que entrariam no projeto. Ao todo, serão 35 turmas, espalhadas por 32 escolas municipais de todas as regiões de Londrina.
Conforme explicou Rosana Marchese, as aulas serão dadas nos horários normais e válidas pelo ano letivo regular. Assim, as crianças terão dedicação exclusiva dos professores, escolhidos de acordo com o perfil pedagógico. “Convidamos aqueles com maior tato e destreza para lidar com esse estilo de aluno”, afirmou a assessora.
O aprendizado das crianças do projeto também será diferenciado, visto que receberão material exclusivo do IAS, que consiste em quatro livros didáticos para cada estudante. Nenhum deles, contudo, traz conteúdos separados de cada matéria. Todos trabalham com interdisciplinaridade, em um método que possibilita um processo de apreensão simultânea de conteúdo.
“Tal processo facilita o aprendizado e a associação do conhecimento, de forma com que a criança aprenda diversas áreas ao mesmo tempo, como português e matemática, e as assimile como coisas que se complementam, não como matérias separadas”, disse Marchese.
Além do material individual, cada sala vai contar com materiais pedagógicos como alfabetos móveis e cerca de 30 livros de literatura infantil. Os professores, durante o treinamento, receberão dicas para contar as histórias e ministrar as aulas. Também ganharão um livro específico para o professor, para que possam acompanhar a evolução do conteúdo e um manual sistemático, para efetuarem anotações de presenças, avaliações e demais observações.
Todo o processo será supervisionado por nove mediadores, também servidores municipais da área de educação, que acompanharão a qualidade das aulas, a didática dos docentes e a presença dos alunos. “Caso alguma criança tenha um absenteísmo alto durante o ano letivo, caberá ao mediador entrar em contato com a família, verificar qual a dificuldade e encontrar a melhor solução”, concluiu Rosana Marchese.
(Londrina, 25 de janeiro de 2010)
Foto: Luiz Jacobs

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