Cidadão

Programa de Preparação à Aposentadoria divulga agenda de 2020

Promovido há 27 anos, o PPA teve 238 participantes em 2019, entre servidores da ativa e recém-aposentados

Implementado em 1993 pela Prefeitura de Londrina, o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) já está com a programação de atividades para 2020. Voltado aos servidores que atuam pela Prefeitura de Londrina e que vão se aposentar neste ano ou no próximo, e também aos que se aposentaram no ano passado, o PPA busca auxiliar essas pessoas minimizando os impactos que a aposentadoria pode trazer para o indivíduo.

As atividades do PPA contemplam encontros mensais, que ocorrem no período de março a novembro, além de uma homenagem aos recém-aposentados, que acontece em dezembro. A agenda completa para 2020 já pode ser conferida no Portal da Prefeitura, na página da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). A abertura da programação irá ocorrer no dia 18 de março, das 8 às 12 horas, no auditório da Prefeitura, com a palestra “Aposentadoria: Será que estou preparado?”.

Desenvolvido desde sua criação pela SMRH, o Programa de Preparação à Aposentadoria é coordenado por uma comissão, composta por representantes de todas as secretarias e órgãos municipais. Até o dia 5 de fevereiro, as chefias deverão indicar seu representante para integrar a comissão em 2020, conforme solicitação enviada pela SMRH na semana passada, via Sistema SEI.

De acordo com dados da equipe responsável pelo PPA, no ano passado os encontros tiveram a participação de 238 servidores, dentre os 269 que se aposentaram pela Prefeitura no mesmo ano. A maioria dos participantes é composta por aqueles que estão prestes a se aposentar, tanto da administração direta como indireta.

Segundo a assistente social da Gerência de Desenvolvimento da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, os temas das palestras e oficinas promovidas uma vez ao mês pelo PPA envolvem principalmente o autocuidado, aspectos da saúde física e emocional, cuidados preventivos, e a reorganização da vida. “Os palestrantes são voluntários, entre servidores da ativa ou aposentados, professores da Universidade Estadual de Londrina, entre outros. E essas atividades abordam questões como alimentação saudável, a importância de fazer novas amizades, sempre com o objetivo de ajudar o participante a encontrar um novo estímulo para sua vida. Inclusive, ao final do ano, fazemos sempre uma avaliação com os participantes, onde eles podem sugerir os temas, e para 2020 conseguimos atender a maior parte dessas indicações”, explicou.

Souza citou que a mudança de rotina proporcionada pela aposentadoria pode causar muitas dificuldades para o recém-aposentado. “Ele perde uma parte importante da sua identidade, que é a prática da sua profissão, e para não sofrer com isso precisa se redescobrir e se reinventar. Percebemos, ao longo dos anos, que é muito comum os homens adoecerem quando se aposentam. Já recebemos relatos de quem se arrependeu por aposentar, de pessoas que sentem muita falta do convívio com os colegas do trabalho e ficam em casa sozinhos. Tudo isso é abordado ao longo dos encontros do PPA, justamente para que o servidor consiga lidar da forma mais saudável possível”, destacou.

Uma das integrantes do PPA em 2019 foi a técnica de Gestão Pública da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Louise Bolzani. Servidora da Prefeitura durante 26 anos, ela foi indicada pela FEL para a comissão coordenadora do PPA. Isso despertou na servidora muitas dúvidas sobre como seria enfrentar a nova fase, como aposentada, e motivou sua participação nos encontros. “Ser a representante da FEL na comissão me fez ver de perto o trabalho do PPA, e pensar na minha própria aposentadoria. Participando dos encontros despertei para alguns aspectos, como o que fazer enquanto aposentada. Essa é uma grande dúvida para todos”, citou.

Com as informações que recebeu nas palestras e oficinas, Bolzani optou por uma mudança de vida. “Era fumante, e parei. Era sedentária, e passei a me exercitar. Busquei refletir sobre o que me motiva a viver e o que me faz feliz. Essa equação está dando certo, pelo menos até agora. Sinto que completei um ciclo da minha vida e estou iniciando outro. Esse último o mais importante e para sempre. Se não tivesse participado do PPA, não vislumbraria a necessidade de mudança de hábitos, ele foi primordial para ter um norte de como agir”, concluiu.

Não é necessário fazer inscrição prévia para frequentar o PPA, basta ter autorização da chefia imediata. Para os servidores ativos, ao final de cada encontro é entregue uma justificativa que equivale a jornada de trabalho para aquele dia, como prevê o decreto n° 1.475/2017. O Programa de Preparação à Aposentadoria conta com apoio da  Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (SINDSERV).

 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento da SMRH, pelo telefone 3372-4043.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos