Cidade

Prazo para renegociação de dívidas da Cohab é prorrogado

Decreto assinado pelo prefeito Barbosa Neto simplifica as ações presentes no programa; regularização da dívida poderá ser feita até o dia 30 de julho


  
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou hoje (dia 27), decreto prorrogando o Programa de Renegociação de Dívidas dos Mutuários da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), até o dia 30 de julho. A prorrogação traz uma novidade: a simplificação do processo de adesão ao programa.
Segundo o diretor administrativo-financeiro da Cohab, Ubirajara Mariani, o método adotado anteriormente atrasava o processo de renegociação. “Quando o caso estava na parte de transferência, muitos mutuários encontravam dificuldades simplesmente porque não conseguiam entrar em contato com os antigos proprietários do imóvel. Muitos destes já tinham falecido ou haviam mudado de residência’’, comentou.
Neste caso citado pelo diretor, a vantagem da simplificação é que o possuidor do imóvel que tem dificuldade em conseguir a documentação do antigo proprietário, poderá apresentar somente a documentação dele para a transferência e a procuração do antigo proprietário.  Não será mais necessário entregar o contrato anterior.
“Anteriormente, a regularização das dívidas era a primeira etapa por onde o contribuinte passava. Logo após, a situação era repassada para o setor de transferências. Porém, isso gerava muita burocracia em resolver os problemas. Nosso foco agora é unir essas duas partes, sendo que a transferência será feita durante o processo de regularização. Tudo isso faz parte da proposta de simplificação apresentada pelo novo decreto’’, ressaltou o diretor administrativo-financeiro da Cohab, Ubirajara Mariani. 
O programa, de acordo com o diretor, terá foco a partir de agora, nos mutuários com mais de 100 prestações em débito. “Conseguimos atender a demanda geral de situações. Agora nossa meta é executar as ações sobre os mutuários que têm mais de 100 prestações em débito. Outra prioridade traçada é solucionar os casos com os condomínios residenciais, que possuem pendências com a Cohab’’ , salientou o diretor.
Ubirajara Mariani divulgou alguns números que comprovam a eficiência do Programa de Renegociação de Dívidas dos Mutuários da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab). Segundo o diretor, dos 10.000 mutuários inadimplentes registrados no ano passado, 2.000 já regularizaram seus casos. Além disso, 23.000 pessoas já foram atendidas.
“A simplificação presente na assinatura desse novo decreto é a prova de que o programa visa oferecer melhores condições para o contribuinte. Porém, é necessário que este se regularize na Cohab até o dia 30 de julho. Já temos algumas ações sendo desenvolvidas na Justiça, já que muitos não saldaram as dívidas. Há risco dos mutuários perderem os seus imóveis, por isso, é essencial que ele procure a Cohab o mais rápido possível’’ , observou Ubirajara Mariani.
Para negociar, é preciso que o mutuário esteja em dia com o IPTU ou condomínio, se for o caso. O mutuário que optar pela renegociação poderá parcelar em até 300 meses. Mais informações pelo telefone 3315-2277 ou na página da prefeitura www.londrina.pr.gov.br. A Cohab atende o público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na rua Pernambuco, 1002.
(Londrina, 27 de janeiro de 2010)
 
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos