Cidade
Projetos técnico–científicos começam a ser avaliados
Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia começou hoje (dia 27), a avaliar os projetos para realização de eventos de difusão técnico-científicos para a população
Sete projetos foram inscritos para realização de eventos de ciência e tecnologia a serem financiados pela Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. As inscrições terminaram na última segunda-feira (dia 25).
Segundo a Gerente do Centro Tecnológico, Rosangela Portella Teruel, uma comissão, especialmente constituída para analisar os projetos, começou hoje (dia 27), a avaliação das propostas. A comissão vai emitir um parecer opinativo, a ser encaminhado ao Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, que, por sua vez, vai eleger os projetos vencedores. O resultado será divulgado no Diário Oficial, edição de 2 de fevereiro, e no site do município – www.londrina.pr.gov.br.
Serão levados em consideração, entre outros itens, a finalidade do evento, que deve ser a de difusão e popularização do conhecimento científico e tecnológico e aplicação do conhecimento ao setor produtivo, e os documentos obrigatórios para comprovação de regularidade das instituições proponentes. Os projetos selecionados receberão um subsídio de até R$ 5 mil reais provenientes do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (FACITEL).
A gerente se disse satisfeita com o número de inscrições, já que esta é a primeira vez que o município destina recursos do Facitel para apoio a eventos de ciência e tecnologia. “Houve interesse de diversas outras entidades e instituições que atuam no setor de Ciência e Tecnologia, além das que apresentaram proposta”, explicou.
Londrina sedia o único Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitel) do Paraná, instituído pela Lei municipal 8.816, de 20 de junho de 2002,e está ligado diretamente ao Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.
O principal objetivo do Facitel é a difusão do conhecimento científico e tecnológico entre a sociedade, proporcionando recursos financeiros necessários à execução da Política de Ciência e Tecnologia do Município, através da concessão de auxílios a projetos de iniciação técnico-científica, elaboração de teses, monografias, dissertações, pesquisas, estudos, realização de eventos técnicos ou científicos, aparelhamento de laboratório, instalação e/ou manutenção de incubadoras empresariais tecnológicas.
(Londrina, 27 de janeiro de 2010)