Cidade

UBS do Vivi Xavier é a 10ª a receber reforma em 2020

Ação faz parte do Programa de Reestruturação da Saúde Pública, que está sendo executado pela Prefeitura de Londrina

Os moradores do Conjunto Vivi Xavier, na região norte, já podem comemorar. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, Dr. Justiniano Clímaco da Silva, inaugurada em 1988 e reconstruída em 2003, vai receber reformas importantes na sua estrutura física. A ordem de serviço, necessária para o início dos trabalhos, foi assinada na manhã desta segunda-feira (3), pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na sede da unidade, que fica na Rua John Lennon.

A última reforma da UBS Vivi Xavier ocorreu em 2014, e a unidade possui 490m² de área construída, aproximadamente. A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pelas obras é a Belga Latina Construções, representada na solenidade de hoje por Mariana Gagliardi dos Reis. Para esta reforma, o investimento será de R$ 242.927,96 em recursos públicos.

Foto: Vivian Honorato

Marcelo lembrou que, desde que assumiu a Prefeitura, já entregou dezessete unidades da Saúde, que foram reconstruídas ou ampliadas. O Município também promoveu vários mutirões de cirurgias eletivas, como de catarata e ginecológicas, o fornecimento de próteses e órteses, cadeiras de rodas motorizadas e aparelhos auditivos, visando beneficiar as pessoas que aguardavam há anos em fila de espera. “Estamos reformando tudo, reconstruindo o Pronto Atendimento Infantil, a Maternidade Municipal vai quase dobrar de tamanho, vamos construir a nova sede do SAMU, entre tantas outras coisas”, citou.

Durante o evento, o prefeito de Londrina acrescentou que as ações de reestruturação estão sendo feitas não só na saúde, mas em outras áreas também, com contratação de professores, construção de novas escolas e creches, obras para duplicação de vias, construção de viaduto, recapeamento asfáltico, e instalação de grandes empresas e indústrias na cidade. “Ainda há muito o que fazer, mas já tem muita coisa boa acontecendo. Só aqui no Vivi Xavier, vamos reformar o posto de saúde, estamos construindo um novo terminal de ônibus, e viremos na sequência com o recape asfáltico do bairro. E esse trabalho está acontecendo em toda cidade, em bairros que não viam os serviços da Prefeitura há muitos anos. Londrina já é a melhor cidade do Brasil para se viver, e juntos vamos construir uma cidade ainda melhor”, assegurou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, a UBS Vivi Xavier é uma referência na região norte, atendendo mais de 20 mil pessoas. “Em quatro meses vamos entregar essa unidade com novos móveis, novos equipamentos e mais profissionais, para bem atender toda a região. Só este ano, foram onze ordens de serviço que o prefeito autorizou o início das obras, entre reforma e construção. Outras dezessete obras devem começar nos próximos dias, e isso comprova que o prefeito Marcelo trata a saúde como prioridade. Com seu comprometimento e seu perfil incansável de trabalho em prol da cidade, não tenho dúvidas de que ao final deste ano estaremos em um cenário ainda mais favorável para a população”, destacou.

Foto: Vivian Honorato

Machado, que morou no Conjunto Vivi Xavier por muitos anos, parabenizou a equipe da UBS pelo ótimo trabalho e atendimento prestado aos usuários e pacientes. “Estou muito feliz hoje, não como secretário municipal, mas como morador do Vivi Xavier. Hoje, tenho o privilégio de acompanhar esse momento, e daqui quatro meses vamos retornar e fazer uma grande festa com a comunidade, devolvendo a UBS totalmente reformada, com aparelhos de ar-condicionado, novos móveis e equipamentos. Nesta administração, foram reformadas várias unidades de Saúde, e nós vamos seguir trabalhando de forma séria e honesta, em prol da sociedade londrinense. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, comentou.

O prazo máximo para a empresa finalizar o trabalho é de quatro meses (120 dias). O cronograma da obra inclui melhorias e intervenções nos pisos interno e externo, paredes, painéis, cobertura, revestimento, instalações hidráulicas, de rede lógica e elétricas, além de nova pintura.

Haverá também a substituição de vidros e esquadrias, instalação de um novo balcão para atendimento ao público na recepção, armários sob medida, intervenções para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência, e novas placas de identificação dos espaços internos e saídas.

Foto: Vivian Honorato

Representando a equipe de servidores da UBS Vivi Xavier, a médica Ana Paula Freitas, que atua na unidade há catorze anos, citou que a reforma representa um momento histórico e positivo. “Ao longo destes catorze anos, tivemos lutas e conquistas. E é para falar de uma conquista que estamos aqui hoje, a liberação da reforma da nossa unidade, que tanto vai beneficiar a comunidade local. Agradeço ao nosso prefeito, que tem olhado para essa necessidade e busca recursos para que isso se concretize e materialize. Agradeço também o secretário municipal de Saúde, que providenciou um local próximo da sede para atendermos durante a reforma, e que está recebendo a comunidade da melhor forma possível, sem interromper os serviços”, detalhou.

Durante as obras, a maioria dos atendimentos e serviços da UBS do Vivi Xavier, incluindo consultas médicas e de enfermagem, agendamentos, avaliações, puericultura, atendimentos com equipe do NASF, sala de vacinação e outros, serão realizados em imóvel localizado na Avenida Alexandro Santoro (Avenida das Torres), 428, em frente à subestação da COPEL. Já a equipe de odontologia foi transferida para a UBS do João Paz (Rua Francisco Marques de Oliveira, 800).

A área de abrangência da UBS do Vivi Xavier abrange os Conjuntos Vivi Xavier e Manoel Gonçalves I, II e III, Jardins Belleville, Alto da Boa Vista I e II, Palmeiras, Viena, Planalto e Paris, Portal do Sol, São Paulo e Cancun, Residenciais Porto Seguro I e II, Professora Marieta, e Assentamentos Marieta, Shekinah e Vivi Xavier.

Em nome dos moradores atendidos pela UBS do Vivi, Roberto Furtini, também agradeceu a Prefeitura por reformar a unidade. “Agradeço muito pela renovação dessa unidade. Temos lutado muito por essa UBS, desde 1980, para que ela esteja cada dia melhor, apresentando melhores resultados. Temos profissionais bons e qualificados, que cuidam da comunidade e desempenham sua função com muito amor e carinho. E por isso agradecemos essa reforma, em nome de todos os moradores”, reforçou.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito João Mendonça, o vereador Péricles Deliberador, em nome da 17ª Regional de Saúde, Fabrícia Januário, representantes do Conselho Municipal de Saúde, lideranças religiosas e comunitárias, servidores da Saúde, moradores do Conjunto Vivi Xavier, entre outros.

Reestruturação – As reformas das Unidades Básicas de Saúde estão inseridas no Programa de Reestruturação da Saúde Pública de Londrina, que iniciou em 2017. Desde então, a Prefeitura já entregou 17 unidades de saúde, totalmente reformadas: UBSs do Panissa, do CSU, Pind, Vila Casoni, Ernani Moura Lima, Carnascialli, Jardim do Sol, Alvorada, Selva, Warta, Paiquerê, Maria Cecília, Piza e João Paz, CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Municipal.

Além dessas, o Município está construindo duas novas UBSs, na Vila Fraternidade e no Jardim Santa Rita, reconstruindo o Pronto Atendimento Infantil (PAI), reformando e ampliando a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. Também estão em andamento as reformas das unidades dos distritos de Lerroville, Maravilha e Patrimônio Regina, e dos bairros Jardim Ideal, Marabá, Eldorado, Cabo Frio, Campos Verdes, Jamile Dequech, Vila Brasil e Santiago.

Texto: Dayane Albuquerque e Juliana Gonçalves 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos