Cidade

Trem Pé Vermelho entra em nova fase de estudos

Lideranças se reuniram na tarde de ontem (27) em Florianópolis; foram traçadas metas para o plano de trabalho e definidos prazos para o estudo de campo


A tarde de ontem (dia 27), foi de intensa discussão para o grupo que coordena os estudos do Trem Pé-Vermelho, no eixo Londrina-Maringá. Várias lideranças coordenadas pela Ferroeste  se reuniram no Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão teve por objetivo definir o plano de trabalho e traçar metas e prazos para o encaminhamento das pesquisas de campo do projeto.
O grupo conta com orçamento de R$ 400 mil, repassado em dezembro pelo Ministério dos Transportes. Igual quantia foi liberada para o trem de passageiros que será construído no Rio Grande do Sul, abrangendo os municípios de Farroupilha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Ambos os projetos são coordenados pelo mesmo grupo.
A fase de estudos se refere à viabilidade técnica e econômico-financeira. O próximo passo a ser tomado é uma pesquisa de campo, que deve ouvir entre 30 e 40 mil pessoas entre Londrina e Maringá. O objetivo é identificar as necessidades de transporte e deslocamento dos moradores, e definir as linhas de desejo para o Trem Pé-vermelho.
A fase de estudos deve terminar em 11 de julho. A ela se seguem outras fases para a finalização do Termo de Referência: Caracterização dos trechos ferroviários; Análise e previsão da demanda; Caracterização da oferta; Análise de viabilidade; Indicativos de possíveis interessados e forma de relacionamentos.
De acordo com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (Ippul), Carlos Hirata, que representou a Prefeitura Municipal na reunião, finalizado o termo de referência, ele será apresentado ao Ministério de Transportes. “Consolidamos o projeto, para depois remetê-lo ao Ministério, solicitando os recursos para a conclusão”, explicou.
De acordo com Hirata, a previsão é de que o projeto seja consolidado e finalizado até novembro de 2010.
(Londrina, 28 de janeiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos