Cidade
Vera Hilst defende novo formato de merenda escolar
Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, a secretária Vera Hilst apontou as principais mudanças no sistema de distribuição de merendas as escolas
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De acordo com a secretária, a mão de obra agora é mista, sendo parcialmente contratada de empresas e, parcialmente, suprida por funcionários públicos. Cinco empresas contratadas pela Prefeitura são responsáveis pelo fornecimento dos alimentos.
Os cardápios são adaptados às necessidades nutricionais das diferentes faixas etárias: há um cardápio para as crianças do berçário; outro para as de 3 e 4 anos; outro para as de 5 e 6; um para o Ensino Fundamental; um para alunos do ProJovem e, ainda, outro para as crianças do ensino integral.
Em alguns casos, por opção da escola, não é servido o café da manhã. “É importante dizer que, neste modelo, ainda existe a abertura para que, se a direção da unidade perceber que as crianças precisam receber o café da manhã, há uma autorização aberta, tanto da secretaria, quanto do prefeito Barbosa Neto, para que a gente possa atender também essas crianças. Esse modelo permite isso, e essa é uma das grandes vantagens que nós temos ao utilizá-lo”, destacou a secretária.
Vera Hilst apontou, ainda, que as crianças da educação integral têm recebido cinco refeições diárias: café da manhã, lanche intermediário, almoço, lanche intermediário e lanche reforçado, que acaba funcionando como jantar.
Ela garantiu que, mesmo sem um orçamento atualizado, e apesar dos problemas iniciais de adaptação enfrentados pelas escolas, o ensino integral consegue grandes avanços.
“No período que seria o contraturno escolar, as crianças recebem atividades complementares como dança, música, teatro; algumas estão ainda para acontecer, mas, em breve, teremos todas as 5 mil crianças que divulgamos em atendimento integral”, ressaltou.
A secretária afirmou que, apesar das dificuldades, a equipe está satisfeita com os avanços alcançados. “Algumas mães nos procuram nas audiências, porque têm crianças hiperativas, e a opção para esta mãe realmente é a educação integral. A criança precisa de apoio psicopedagógico, mas também precisa de atividades que a façam ficar o dia todo em plena atividade. Temos feito os encaminhamentos com bastante sucesso”, comemorou.
(Londrina, 4 de fevereiro de 2010)