Cidade

LED instalada no município já seria suficiente para cobrir a distância entre Londrina e Sorocaba-SP

De cada 4 postes da cidade, um já tem a nova tecnologia, mais eficiente e econômica. Prefeitura continua com o programa “Londrina Cidade Iluminada”

Em menos de um ano, a Prefeitura de Londrina já implantou o equivalente a 480 quilômetros de iluminação em LED. Do ponto de vista linear, é o mesmo que ir de Londrina até o centro de Sorocaba, no interior de São Paulo, em uma hipotética rodovia bem iluminada. Se for calculado de outra forma, é possível dizer que de cada quatro postes com luz nas ruas da cidade, um já é LED.

A Prefeitura e a Sercomtel Iluminação, que elabora os projetos técnicos e executa os serviços de implantação, seguem o programa “Londrina Cidade Iluminada”. Na primeira etapa do plano está prevista a modernização de 24.844 pontos (incluindo praças) até o final deste ano. Desses, já foram instalados mais de 16 mil. O ano de 2020 será fechado com o investimento de R$ 52,7 milhões somente nesta fase – mas  é possível que a segunda etapa de obras seja aberta.

O critério principal para a modernização de ruas e avenidas é a substituição das antigas lâmpadas de mercúrio – a cidade ainda tem 14.135 espalhadas. Outra prioridade são vias arteriais e coletoras com grande fluxo de pessoas.

O entorno e proximidades de escolas, creches, postos de saúde e hospitais também recebem atenção da prefeitura e da SI, no chamado “cinturão de segurança”. No todo, já ganharam LED mais de 389 ruas e 18 avenidas, quatro vielas, o entorno das duas UPAs, 32 escolas municipais, 14 creches, 34 UBS e 80 praças, sem contar os distritos, patrimônios e vilas rurais, que devem ser concluídos até o final do mês, faltando apenas Lerroville. Só na área rural do município há um lote de 1.833 luminárias sendo instalado.

Benefícios – A opção da prefeitura pelo LED é justificada por causa das grandes vantagens proporcionadas. Além de ser mais eficiente e econômico, este tipo de tecnologia inibe a criminalidade noturna, melhora a visualização do tráfego de veículos e da sinalização de trânsito vertical e horizontal (principalmente nas esquinas), proporciona mais conforto visual para as pessoas e oportuniza as boas ocupações das praças públicas à noite.  “A luz LED só nos dá benefícios. É muito gratificante ver famílias e crianças saindo e frequentando as praças à noite”, destacou o prefeito Marcelo Belinati. “Vamos continuar neste ritmo. Toda a cidade terá LED nas ruas”, reiterou.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos