Cidade

Viveiro municipal ajuda na recuperação de matas

Tempo instável  tem retardado coleta de sementes, enxertia, plantio e jardinagem, que estão entre as atividades que os agrônomos têm de realizar no viveiro


O Viveiro Municipal de Londrina está superando o mau tempo para a realização de diversas tarefas. Por exemplo, foram coletadas sementes de oiti nos fragmentos arbóreos do município de Londrina. Também, estava nos planos a coleta de sementes de Alecrim-de-campinas, mas, como a árvore só é encontrada nas matas da cidade, o trabalho foi atrasado pelas chuvas constantes dos últimos dias.
Outro tópico que está na lista dos agrônomos do Viveiro, mas tem sido atrapalhado pelas chuvas, é a jardinagem do canteiro central da Rodoviária de Londrina. O espaço deverá abrigar uma Academia ao ar Livre. A jardinagem deveria ter sido feita na semana passada, com o plantio de lírios hemerocallis. De acordo com o agrônomo do Viveiro, Paulo Guilherme, a previsão é de que o serviço seja pelo menos iniciado nesta semana.
Alguns trabalhos internos do Viveiro também terão continuidade esta semana. Pretende-se realizar a enxertia de 1000 mudas de Bahuinia-híbrida em patas-de-vaca, para fins de arborização urbana. “A flor da Bauhinia é mais vistosa, as pessoas costumam gostar mais”, comentou Paulo Guilherme.
Por fim, o Viveiro Municipal tem prontas 2.000 mudas de espécies nativas, para que os agricultores de Londrina realizem a recuperação de matas ciliares na região. Segundo o agrônomo, os agricultores é que solicitam as mudas, e o Viveiro as disponibiliza. “Quando são poucas mudas, os agricultores costumam vir aqui no Viveiro solicitar. Quando o pedido é maior, o encaminhamento é feito pela Secretaria de Agricultura”, explicou.
Os agricultores que quiserem obter mudas para replantio das matas devem ainda preencher o formulário do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Para os interessados, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento funciona na Avenida Duque de Caxias, 635.
(Londrina, 17 de fevereiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos