Cidade

Pacifista mundial Kaneko Ikeda é homenageada em Londrina

Durante a cerimônia, o prefeito Barbosa Neto falou sobre as ações tomadas pelo governo na luta contra a violência, e da importância de Kaneko Ikeda no mundo


d31c91841f8372d2e2ba4cf8df9aae73Foi inaugurado no sábado (dia 20) no Residencial Madri, zona sul da cidade, o Espaço Ecológico Kaneko Ikeda. O local foi cedido pela prefeitura à ONG Brasil Soka Gakkai International (BSGI), unidade Londrina, que ficou responsável pela construção da praça, onde foram plantadas árvores de Ipê e diversas espécies de flores. Também, foi construída pista para caminhada, além de um monumento em homenagem ao movimento.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, agradeceu a todos os presentes e comentou a importância do casal Daisaku e Kaneko Ikeda no mundo. “Somente as pessoas  cientes de todos os acontecimentos violentos no mundo podem dar o devido valor aos pacifistas como os Ikeda”, salientou. Agradeceu aos vereadores, em especial, a Sandra Graça (PP) e Ivo de Bassi (PTN),que ajudaram na execução do projeto junto à BSGI.
Barbosa Neto falou da violência em Londrina e comparou aos conflitos religiosos ou étnicos que ocorrem nos mais diferentes lugares do mundo, e afirmou que os governos federal, estadual e municipal estão trabalhando juntos para tentar diminuir os números na cidade. O município está gerando mais empregos, comparados ao mesmo período do ano passado, com mais de 4.000 vagas abertas. “Londrina é o segundo maior polo gerador de emprego e renda do Paraná”, informou Barbosa.
De acordo com o prefeito, ações como a escola em tempo integral que, em abril, terá 5.500 jovens com cinco refeições diárias, a construção do maior Centro de Capacitação Profissional do interior do Paraná, com 3.900 vagas para jovens acima de 15 anos, e a criação de um espaço profissionalizante que vai atender mais 2.000 pessoas junto ao Senai, são algumas das medidas tomadas para ajudar a diminuir a marginalidade em Londrina.
Barbosa Neto informou, também, que a Guarda Municipal de Londrina vai começar suas atividades a partir de março, e relembrou que todas essas atividades só são possíveis graças aos mais de R$ 360 milhões recebidos do governo federal, destinados aos investimentos de melhorias para a cidade.
Por fim, Barbosa Neto agradeceu à BSGI e a Kaneko Ikeda, por homenagear todas as mulheres, através da flor lírio branco estilizada, plantada no espaço, símbolo da divisão feminina na SGI, e salientou que a praça é a primeira no mundo a homenagear Kaneko Ikeda.
Durante a solenidade, a responsável feminina da BSGI, Sueli Ogawa, leu a carta escrita por Kaneko Ikeda, na qual se dizia sem palavras para expressar a grande honra e alegria em estar sendo homenageada com a inauguração do espaço ecológico com o seu nome em Londrina. Kaneko pediu desculpas por não poder comparecer à inauguração e agradeceu a compreensão de todos os presentes.
No documento, a homenageada falou da importância de Londrina na economia, no meio ambiente, cultura, bem como em outros aspectos importantes para o desenvolvimento do cidadão. Kaneko Ikeda disse ainda que a região do Norte do Paraná, que tem Londrina, como polo central,  vem prosperando espantosamente. Falou da importância das mulheres londrinenses, que contribuem para o crescimento da cidade.
Kaneko Ikeda é esposa do presidente da Soka Gakkai International (SGI), Daisaku Ikeda. Em companhia do marido, ela percorreu mais de 50 países e territórios, promovendo diálogos e intercâmbio sobre a paz mundial, com acadêmicos, cientistas, intelectuais e líderes governamentais. Kaneko é reconhecida no mundo como uma incansável lutadora pelos direitos humanos.
A ONG SGI tem, como objetivo, ações pacifistas em favor do estreitamento das relações de amizade entre os povos, da promoção de atividades pela paz, cultura e educação e, assim, criar valores que ajudam na construção e formação humanística em nossa sociedade. Suas ações estão presentes em 193 países, abrange aproximadamente 12 milhões de associados e realiza suas atividades baseadas nos ensinamentos budistas.
Entre as autoridades presentes, além do prefeito Barbosa Neto, o presidente da BSGI, Julio Kossaka, o vice-presidente da BSGI, Isamu Onozato e a responsável feminina da BSGI, Sueli Ogawa. Também prestigiaram o prefeito de Cambé, João Pavinato, deputado estadual Teruo Kato (PMDB), deputado federal Wilson Picler (PDT), os vereadores Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), líder do governo na Câmara, Jairo Tamura (PSB), Ivo de Bassi (PTC), professor Rony (PTB) e Sandra Graça (PP). O público presente na inauguração foi em torno de 600 pessoas.
(Londrina, 22 de fevereiro de 2010)
Foto: José Otávio

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos