Cidade

Londrina recebe 145 mudas para plantio em matas ciliares

Parceria entre a Prefeitura de Londrina, órgãos municipais e estaduais prevê a inserção de plantas no entorno de três córregos da bacia do rio Tibagi, em comemoração ao Dia mundial da Água


Em menção ao Dia mundial da Água, que será celebrado na próxima segunda-feira (dia 22), será promovido no decorrer da próxima semana o plantio de mudas para a mata ciliar da bacia do rio Tibagi. A ação é feita por meio de parceria entre a  Prefeitura de Londrina com órgãos do governo do Paraná, como o Instituo Ambiental do Paraná (IAP), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Corpo de Bombeiros; além de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), além de instituições públicas e privadas de ensino.
O cronograma prevê para amanhã (dia 20) a inserção de 40 mudas de peroba às margens do córrego Roseira, no bairro Lagoa Dourada, região sul de Londrina, das 9h às 11h. Na segunda-feira (dia 22), data em que é comemorado o Dia da Água, serão plantadas mais 40 mudas, também de peroba, das 13h30 às 16h, na região ciliar ao córrego Água Fresca, próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cafezal, que fica na Juscelino Kubitscheck, nº. 1132, centro. Outras 65 mudas de espécies variadas serão incluídas no entorno do ribeirão Cambé, próximo ao lago Igapó e à Fábrica 1, na quarta-feira (dia 24) das 8h30 às 11h30.
As 80 perobas serão disponibilizadas pelo IAP, enquanto as 65 plantas das demais espécies são provenientes do viveiro da Sanepar. O secretário municipal do Ambiente, Carlos Levy, frisou a importância simbólica do ato. “As árvores não só protegem, como ajudam a renovar a água, portanto esse plantio simboliza a proteção de nossas fontes de água”, explicou. Levy lembrou ainda que a plantação das 145 mudas serve também como comemoração ao Dia mundial da Floresta, que será no domingo (dia 21). “Principalmente o plantio das perobas, já que os londrinenses têm identificação especial com essa árvore”, mencionou.
O Dia mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, na data em que foi divulgada pela entidade a Declaração Universal dos Direitos da Água, que esclarece informações importantes e propõe a discussão e a realização de ações para prevenir a escassez da água potável no mundo. Entre as medidas sugeridas, está a proteção das fontes desse bem, assim como a prevenção contra o desperdício e a poluição da água doce do planeta.
(Londrina, 19 de março de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos