Cidade

Secretaria do Idoso orienta profissionais de Casas de Repouso e ILPs

Recomendações valem para familiares e para quem convive com pessoas que estão entre os mais vulneráveis para o contágio de doenças infecciosas

Para ajudar no esclarecimento de informações, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) orientam os profissionais das Instituições de Longa Permanência (ILPs) e Casas de Repouso a redobrarem os cuidados básicos e de prevenção ao Coronavírus (COVID-19).

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, ressaltou a importância das medidas. “Os idosos estão dentro do grupo de maior risco em relação ao coronavírus. Estamos muito preocupados com os idosos, pedimos, encarecidamente, que as ILPs redobrem, exaustivamente, todos os cuidados. Isso vale também para as casas de repouso. As famílias e cuidadores, que mantenham os idosos em isolamento social, com medidas intensivas de higiene, que é a única maneira de ficar longe do perigo”, frisou.

As 26 entidades públicas e privadas que prestam este serviço já receberam as orientações, por meio de um ofício e do Decreto Municipal nº 334, ambos enviados pela SMI e CMDI. Elas são importantes, porque abrigam muitas pessoas acima de 60 anos, que podem ter comorbidades e doenças crônicas, fatores que colocam os mais velhos nos grupos de risco.

Em Londrina, das 26 instituições que prestam esse atendimento e estão conveniadas ao CMDI, três são públicas e 23 privadas. Entre elas estão: Lar das Vovozinhas Gilda Marconi, Lar dos Vovôs, Lar Maria Tereza Vieira, Asilo São Vicente de Paulo (filantrópicas); Casa de Repouso Nossa Casa, Centro de Apoio Geriátrico, Casa de Repouso Maranata e Casa de Repouso Recanto do Idoso, dentre outras.

Recomendações – As instituições devem restringir o acesso dos visitantes, limitando a apenas uma visita por semana de uma pessoa da família, por 15 minutos; evitar o acesso de funcionários com sintomas respiratórios e recomendar o uso de máscaras para quem apresentar febre e dificuldade respiratória. A Secretária do Idoso contou que uma instituição se propôs a fazer vídeos com os idosos para acalmar os familiares que estão preocupados.

Além disso, devem ajudar a divulgar e reforçar as medidas de higiene das mãos, utensílios, objetos e equipamentos e o uso do álcool em gel 70%; atualizar a situação vacinal para influenza e doença pneumocócica para os residentes e funcionários; disponibilizar álcool em gel nos principais pontos dos estabelecimentos; reforçar a importância da etiqueta respiratória para tossir e espirrar; manter os ambientes ventilados.

As denúncias de irregularidades da instituição poderão ser encaminhadas ao Conselho Municipal dos Direitos dos idosos, por meio do telefone 3375-0283 ou pelo e-mail cmdi@londrina.pr.gov.br. Já aqueles que souberem de casos de maus-tratos em ambiente familiar podem denunciar para o CREAS 4, pelo 3378-0405.

A SMI também informa que segue o Decreto Municipal nº 334, de 17 de março de 2020, e por isso todas as atividades para idosos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) estão suspensas por tempo indeterminado.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária do idoso, Andrea Ramondini Danelon, pelo 3375-0225 ou 99185-1112.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos