Cidade

CMTU e Idoso retomam ciclo de atividades do Pé na Faixa

Proposta educativa será ampliada; palestras vão ser semanais e ministradas na Escola Prática Educativa de Trânsito, no Jardim Leonor, todas as quartas-feiras

A diretoria de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso, programaram, para esta quarta-feira, a primeira de uma nova série de palestras da campanha Pé na Faixa. A inovação, desta vez, fica por conta da interatividade. De acordo com a assessoria de comunicação da CMTU, as palestras passarão a ser feitas na Escola Prática e Educativa de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Às 13h15, os idosos do bairro Armindo Guazzi e conjunto habitacional Alexandre Urbanas vão de ônibus até a Escola, que fica na rua Castanheira, 175, no Jardim Leonor. A partir das 14h, começam as atividades, que, além das exposições explicativas, vão contar com demonstrações práticas sobre o funcionamento do trânsito e instruções sobre comportamento seguro.

A secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, avaliou como essencial a realização deste tipo de campanha. “A questão do trânsito é muito importante, e por isso a secretaria tem buscado parcerias com a CMTU. O projeto educativo tem de ser permanente, contínuo, para que as pessoas possam ir mudando seus hábitos, assimilando ações de cuidado e proteção no trânsito”, declarou.

“Muitos acidentes podem ser evitados se os idosos forem orientados, por exemplo, sobre como sinalizar a travessia nas faixas de segurança, a forma mais segura de descer do transporte coletivo, onde atravessar a rua quando não houver faixa de pedestres. Não podemos descartar as ações de conscientização dos motoristas para o cuidado com a pessoa idosa, mas o que pudermos fazer com os próprios idosos pode salvar vidas”, completou a secretária.

Os idosos que participam das palestras são integrantes de centros de convivência, ligados ou não à Secretaria. “Temos recebido inclusive, muitas ligações de grupos interessados em participar, inclusive dando sugestões”, afirmou Liz Clara Ribeiro.
Os treinamentos vão acontecer semanalmente às quartas-feiras. A próxima atividade está marcada, excepcionalmente, para o dia 16, direcionada ao grupo de idosos da Unimed. No dia 21, quem participa do treinamento são os idosos do Jardim Sabará e Jardim São Francisco.
(Londrina, 6 de julho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos