Portal da Prefeitura de Londrina começa a funcionar
Pessoas com deficiência visual são beneficiadas com o sistema, que não era reformulado desde 2004; serviços on line permanecem em funcionamento
A Prefeitura de Londrina, por meio da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) e do Núcleo de Comunicação, lançou oficialmente hoje (15), na coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto, o novo portal de internet da administração municipal, substituindo o site oficial da prefeitura, que está no ar há mais de 12 anos e desde 2004 apresentava o mesmo visual e característica. Em média, 30 mil pessoas acessam diariamente o site da prefeitura, que continuará com o mesmo endereço: www.londrina.pr.gov.br .
Desenvolvido pela empresa TGG Sistemas, o portal conta com algumas inovações, como por exemplo, um visual moderno e agradável, além de ter uma melhor usabilidade e acessibilidade. Essa medida permite um volume muito maior de páginas para armazenamento de informações. Enquanto o site tinha 1.500 páginas de conteúdo, sem considerar as notícias e os jornais oficiais, o novo portal poderá ter até 1.420.000 (um milhão e quatrocentas e vinte mil) páginas de conteúdo. Hoje o portal de internet da Prefeitura possui 2.000 páginas de conteúdo, sem levar em consideração também as notícias e os jornais oficiais.
“Usar a tecnologia para divulgar as ações da administração municipal, principalmente na área da comunicação, é algo de fundamental importância para a prefeitura de Londrina. Quero parabenizar aos 50 servidores municipais que se engajaram e tornaram realidade esse projeto”, comentou Barbosa Neto. Ele também destacou o fato de, pela primeira vez, o portal beneficiar também as pessoas com deficiência visual. “È um sistema de inclusão, que vai permitir com que essas pessoas tenham seu direito de acesso à informação respeitado”, disse.
De acordo com o assessor especial da pessoa com deficiência, José Giuliangeli de Castro, o Zezinho, o portal está devidamente apto para comportar ferramentas desenvolvidas especialmente para este público. “É interessante ressaltar que o sistema contempla todos os indivíduos que possuem cegueira total, baixa visão, daltonismo e distúrbios nos cones da retina. Para que esse mecanismo seja eficiente, alguns cuidados especiais foram elaborados, como a ampliação de tela”, observou.
Ele explicou como é o procedimento necessário para que a pessoa acesse normalmente o portal. “Foram disponibilizados dois programas para este tipo de operação. O Dosvox 4.1, que é de domínio público livre e foi criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o NVDA, que possui uma maior liberdade de ação. Baixando essas duas ferramentas, a pessoa com deficiência visual ficará por dentro de tudo o que acontece na prefeitura através do portal, que comporta esse tipo de ferramenta”, disse o assessor.
Segundo o diretor de tecnologia da Informação da Prefeitura de Londrina, Edvaldo de Alcântara Oliveira, a proposta do uso de software livre (JOOMLA) facilita a usabilidade do sistema. “Além de não pagarmos licenciamento pela utilização do novo espaço, a distribuição de informações para cada secretaria ou órgão vinculado à prefeitura atende com eficiência à questão da organização, beneficiando aqueles que acessarem o site”, disse.
De acordo com Oliveira, os 50 servidores municipais que receberam o treinamento como desenvolvedores de conteúdo do portal, em abril deste ano, serão responsáveis por atualizar o sistema com informações referentes às secretarias ou órgãos pertencentes à administração municipal. “Os serviços online, já usados no site anterior pelo contribuinte, funcionarão normalmente, como acontece com o Fale com o Prefeito, onde a população continuará a acessar o link no portal, para enviar solicitação de serviços”, disse.
O diretor explicou que o portal terá o serviço do Fale Conosco, espaço aberto para a comunidade mandar suas sugestões, críticas e elogios sobre o novo sistema, além de várias enquetes e um relatório de acesso da página, ferramenta a ser utilizada para verificar qual região, estado e cidade visitam o atual endereço da prefeitura. Conforme a DTI, a procura pelos serviços da prefeitura na internet vem apresentando um crescimento anual. “Com o novo portal, esse serviço ficará mais fácil para o usuário buscar aquilo que precisa, além de diminuir o número de pessoas que procuram o prédio da Prefeitura diariamente”, concluiu.
Imprensa
A página do Núcleo de Comunicação também foi reformulada. A jornalista Sônia Lenira, que participou do projeto de reformulação do portal, anunciou que a administração municipal está inserida em uma famosa rede social da internet. “A partir de hoje, informações sobre a administração municipal serão disseminadas pelo twitter. É mais uma ferramenta a ser utilizada pelo Núcleo.”
Todas as informações sobre a administração local poderão ser conferidas pela população através do Twitter, pelo link www.twitter.com/preflondrina
Ela argumentou que a imprensa local será beneficiada através de um espaço ilimitado disponibilizado para as fotografias. “Isso permitirá que a visualização de produtos fotojornalísticos de ótima qualidade atenda prontamente aos inúmeros pedidos de fotos que o Núcleo recebe diariamente”, concluiu.
As fotos estarão disponíveis no link Fotojornalismo, no endereço http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpageplus&Itemid=1077. Outras novidades na página do Núcleo de Comunicação são os vídeos de eventos, solenidades, coletivas de imprensa; agenda cultural e agenda esportiva.
Foto: Luiz Jacobs