Professores terão centro de aperfeiçoamento profissional
Prefeito Barbosa Neto entrega amanhã obras do novo Centro Darcy Ribeiro, que oferece espaços adequados a cursos de capacitação dos docentes municipais
Os professores da Rede Municipal de Ensino vão ganhar um novo centro voltado à capacitação e valorização profissional. Com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb) e também do próprio caixa da prefeitura, foi criado o Centro Municipal de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de Londrina Professor Darcy Ribeiro. O novo espaço será entregue amanhã (16), a partir das 8h30, pelo prefeito Barbosa Neto e pela secretária municipal de Educação, Karin Sabec.
O centro, localizado na rua Amapá, nº 616, Vila Portuguesa, sede do antigo Colégio Estadual Benjamin Constant, foi totalmente reformado, ampliado e adaptado para se tornar o ponto de referência na preparação dos professores municipais. No local, foi construído um auditório para palestras, com capacidade para 50 pessoas, e um laboratório de informática, com espaço para 20 computadores.
As salas do antigo colégio foram totalmente reformadas e transformadas em salas para cursos de capacitação. Todas as dependências foram interligadas por passarelas, para melhorar a acessibilidade. Também foi criado um amplo estacionamento para abrigar os veículos dos docentes.
A secretária municipal de Educação, Karin Sabec salientou que esse será o primeiro centro voltado à capacitação de professores em Londrina, o que, segundo ela, é uma demonstração da política de valorização da classe, implantada por Barbosa Neto.
“o objetivo maior é proporcionar aos docentes uma formação continuada, para que eles tenham um local específico para aperfeiçoar os conhecimentos”, afirmou. Karin Sabec lembrou que, antes, os cursos de capacitação eram feitos em locais improvisados, muitas vezes inadequados para os eventos. “Agora, será possível promover essas atividades com maior organização.”
Por fim, a secretária de Educação disse que tem conversado com vários professores que foram conhecer o novo Centro Darcy Ribeiro. Os docentes, segundo ela, têm elogiado a estrutura do local. “Os professores estão aprovando, dizendo que o espaço está muito bonito e que tem tudo para ser muito bem aproveitado”, concluiu.