Biblioteca promove exposição sobre projeto rural
“Linguagens e Memória” é o nome da ação desenvolvida em Irerê e no Patrimônio Selva, semanalmente, onde 40 crianças e adolescentes elaboram trabalhos artísticos
Divulgar a riqueza da cultura rural. Esse é o objetivo do Projeto Linguagens e Memória, que atende semanalmente 36 crianças e adolescentes a partir de sete anos do Patrimônio Selva, onde é realizado, desde 2003, e no distrito de Irerê, em execução desde 2007. A proposta principal é desenvolver trabalhos artísticos que demonstrem o cotidiano dos distritos, valorizando a memória local. Diante disso, a Biblioteca Pública Municipal promove, de 19 a 31 de agosto, a exposição “Patrimônios de Londrina: Natureza e Cultura”, onde 40 gravuras do projeto poderão ser conferidas pela comunidade.
De acordo com a coordenadora do Linguagens e Memória, Maria Fiorato, novos tipos de linguagem artística foram adicionados ao projeto para reforçar a construção da memória dos distritos. “As gravuras desenvolvidas pelas crianças foram divididas nas áreas de natureza e cultura, justamente, com o objetivo de valorizar ainda mais a cultura rural”, disse.
Segundo Fiorato, na série Natureza, os participantes desenvolveram as gravuras, após a ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado) ceder as fotografias de animais e matas remanescentes da região. Já, para o aspecto Cultura, foram captadas imagens de diversas cenas do cotidiano dos moradores dos distritos. “O estilo de vida corrido que a sociedade leva atualmente, típico das grandes cidades, sem dúvida, desvaloriza o que é desenvolvido na área rural, principalmente, quando falamos de cultura”, concluiu.
Para a coordenadora da Biblioteca Pública, Márcia Lumi, a instituição tem o papel de divulgar o que acontece nos distritos. “A exposição do Projeto Linguagens e Memória abrange tudo o que é desenvolvido nessas comunidades. Essa é a função da Biblioteca Pública Municipal”, comentou.
A Biblioteca Pública Municipal atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h, na avenida Rio de Janeiro, 413.