Destaques

Faixa exclusiva da Duque começa a funcionar na segunda

Avenida Duque de Caxias é o local escolhido para a segunda faixa; tempo de percurso dos ônibus que trafegam na via deve diminuir em sete minutos

Entra em funcionamento, na próxima segunda-feira (19), a segunda Faixa Exclusiva para Ônibus implantada na gestão Barbosa Neto. O projeto passa a operar agora na recémEntra em  funcionamento, na próxima a Faixa Exclusiva para Ônibus

recapeada avenida Duque de Caxias, em um trecho de 1.300 metros que vai da avenida Leste Oeste até a  Juscelino Kubitscheck.

A faixa exclusiva vai funcionar nos mesmos moldes da que já vigora na Professor João Cândido. O horário de funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 14h, aos sábados. No local, além dos veículos de transporte coletivo, táxis com passageiros, também, poderão trafegar. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) orienta que os táxis evitem usar películas de escurecimento dos vidros (insulfim), para que os agentes da entidade possam identificar a presença de passageiros nos automóveis.

Foto da colocação de placa na av. Duque e Caxias O local foi sinalizado com 22 placas, 464 prismas e sinalização horizontal. Os demais veículos automotivos terão duas divisórias, à esquerda, disponíveis. Fora dos horários de funcionamento, a Faixa Exclusiva para Ônibus poderá ser usufruída por todos os motoristas, ficando o lado esquerdo da pista disponível para estacionamento.

“O objetivo é melhorar o tráfego do transporte coletivo nos horários de pico do trânsito londrinense, diminuindo o tempo de percurso e o tempo de espera dos passageiros”, explicou o diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, segundo o qual, a previsão da companhia é que o tempo total de percurso dos ônibus no sentido centro-bairro diminua sete minutos com a nova faixa.

O diretor apontou que, na  João Cândido (sentido bairro-centro), onde o serviço já é aplicado, a diminuição do tempo total de deslocamento foi de 10 minutos. “Esse resultado superou as nossas expectativas, atestando a eficiência da faixa”, avaliou.

A Faixa Exclusiva para Ônibus é iniciativa da Prefeitura de Londrina, por meio da CMTU, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon).

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos