Londrina atinge 34 casos positivos de coronavírus
São oito novas confirmações em relação ao boletim anterior; dentre os 105 casos suspeitos, 65 estão internados e, destes, 19 em UTI

Com oito casos de coronavírus a mais que o boletim anterior, quatro homens e quatro mulheres, Londrina atingiu o índice de 34 pacientes com a doença causada pelo COVID-19. As informações foram apresentadas pela Prefeitura de Londrina nesta quinta-feira (2), em boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Destes novos casos, quatro pacientes fazem isolamento em suas casas, e os demais estão internados em hospitais da cidade.
O boletim mostrou ainda que foram descartados 304 casos, e seguem em investigação outros 105 suspeitos, no aguardo do resultado de exames laboratoriais. Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, é essencial que a população cumpra as medidas preventivas, dado o crescimento diário do número de casos confirmados. “Em todos os países, a iniciativa primordial para conter a pandemia de coronavírus é o isolamento social, por meio da quarentena. Sem contato direto com outras pessoas, dificultamos que o vírus circule e provoque novos casos, novas internações, por isso é tão importante a adesão de todos”, ressaltou.
Dentre os 105 casos em andamento, 65 pacientes estão internados com síndrome respiratória aguda grave. Sessenta e dois são adultos e, desses, 18 estão internados em UTI, sendo os demais em enfermaria. Os demais, são três crianças internadas com suspeita de coronavírus, e uma está em Tratamento Intensivo.
Unidades de Referência – Para atendimento da população que apresentar sinais e sintomas de síndromes respiratórias, a Prefeitura disponibiliza seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas em todas as regiões da área urbana. Nestes locais, o atendimento é exclusivo para suspeitos de coronavírus: Guanabara (centro), Bandeirantes (região oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte), e Vila Ricardo (leste). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
E a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, localizada na Avenida Arthur Thomas (região oeste), também é exclusiva para casos de síndromes respiratórias. Na UPA Sabará, os usuários são avaliados primeiramente em um Centro de Triagem, instalado na área externa da unidade. O atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.
Em caso de dúvidas sobre os sintomas de coronavírus, e se há necessidade de procurar assistência médica, o Município oferece o Disque-Coronavírus, pelo número 0800-400-1234. Com atendimento todos os dias, a partir das 7 da manhã, profissionais e acadêmicos da área de saúde recebem as chamadas da população. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, e nos sábados e domingos, das 7 às 17 horas. As chamadas são gratuitas, e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.