Cidade

Prefeitura desenvolve projeto de acessibilidade nas calçadas de Londrina

“Calçada para todos”, idealizado pelo Ippul, tem a proposta de elaborar ações de revitalização de espaços públicos com a faixa tátil

Garantir uma boa acessibilidade nos locais públicos da cidade. Esse é o objetivo principal do projeto “Calçada para todos”, criado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (Ippul), que também desenvolve a proposta de revitalizar lugares públicos do município com a inclusão da faixa tátil.

De acordo com o projeto, a calçada ideal oferece condições para um caminhar seguro e confortável, proporcionado pela escolha de pisos adequados e ausência de obstáculos. A Norma Brasileira de Acessibilidade prevê as seguintes dimensões para diferentes tipos de pessoas:

A calçada ideal oferece condições para um caminhar seguro e confortável– Pessoa com uma bengala (0,75m)
– Pessoa com andador (0,85m)
– Pessoa com muletas tipo canadense (0,90 m)
– Pessoa com cão guia (0,90m)
– Pessoa em cadeira de rodas (0,80m)

Esses direitos já foram concretizados em algumas obras, já viabilizadas pela administração municipal como, por exemplo, a entrega da primeira reforma do calçadão, onde o piso petit pavet foi trocado pelo paver, mais adequado às pessoas com deficiência física e idosos, dentre outros. A obra realizada em abril deste ano foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

“Desobstruímos a calçada do Terminal Central, para adequar o local aos moldes corretos de uma boa acessibilidade. Quanto ao calçadão, a aprovação por 75% da população londrinense sobre a reforma só reforça a qualidade das ações que a prefeitura tem viabilizado. Todas essas medidas beneficiam, sem dúvida, esse público que necessita da atenção do poder público”, disse o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, durante coletiva semanal realizada ontem (22).

Segundo o presidente do Ippul, Carlos Alberto Hirata, a medida não contempla só aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção. “O objetivo é proporcionar que todos circulem pela cidade com toda a segurança possível. Estamos buscando toda a adequação das calçadas de Londrina, principalmente naquelas em que há um volume elevado de serviços, onde geralmente o cidadão precisa chegar”, disse.

Hirata comentou que o projeto está dividido em duas vertentes de trabalho. “Há dois padrões distintos de acordo com a localização da calçada. A de gênero tátil, utilizada nas regiões que apresentam elevada a calçada ideal oferece condições para um caminhar seguro e confortávelcirculação de pedestres, como o centro da cidade, e o segmento ecológico, usado nas vias dos bairros”, explicou o presidente.

Para o secretário especial para Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, José Giuliangeli de Castro, o Zezinho, o ‘’Calçada para todos’’ atender uma posição já defendida pelo órgão. “Uma dos trabalhos que iniciamos é o processo de orientação e debate, em todos os sentidos, das políticas que beneficiem às pessoas com deficiência, argumento que faz parte do Calçada para Todos”, observou o secretário.

Mais informações sobre o projeto “Calçada para Todos” podem ser encontradas no site da prefeitura www.londrina.pr.gov.br.

(Londrina, 23 de julho de 2010)

Mais informações com o presidente do Ippul, Carlos Alberto Hirata, pelos telefones 3372-4247 e 9142-4086, e com o secretário especial para Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, José Giuliangeli de Castro, o Zezinho, pelos telefones 3372-4485 e 9937-1593.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos