Cidade
Procon vai fiscalizar comércio para o dia das mães
Lojas com grande procura para a data comemorativa serão alvos da pesquisa do órgão de defesa do consumidor; compradores também serão orientados durante a semana
Uma operação do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) será realizada durante a semana que antecede o Dia das Mães para fiscalização de produtos e estabelecimentos comerciais da cidade. Entre os dias 3 e 7, uma equipe de três a quatro fiscais fará o trabalho de identificar irregularidades nos Shoppings Catuaí e Royal, área central. Armazém da Moda e Shopping Contour também poderão ser fiscalizados.
Embora a Operação “Dia das Mães” não esteja focada na fiscalização prévia do comércio, como na Páscoa, quando são feitas pesquisas para alertar os consumidores, a população será orientada para que sejam feitas compras seguras. O coordenador do Procon Londrina, Carlos Neves, atenta para o fato de que em épocas festivas são mais usuais as práticas de preços e juros abusivos, propaganda enganosa e venda casada , quando um produto não pode ser levado separadamente de outro.
Durante a semana serão distribuídas cartilhas aos consumidores e aos comerciantes, com o intuito de conscientizar também os empresários para que as ofertas irregulares sejam evitadas. Às divergências serão aplicadas multas, e denúncias podem ser feitas pelo telefone 151.
Os segmentos com fiscalização intensificada serão os mais procurados no período: perfumaria, calçados e vestuário, floriculturas e eletrodomésticos. O coordenador acredita que este seja o primeiro ano em que há uma operação no Dia das Mães em Londrina, já que anteriormente o comércio era abordado apenas em outras datas comemorativas.
(Londrina, 29 de abril de 2010)