Cidade

Prefeito e ministro do Trabalho inauguram novo Sine

Local foi adaptado para melhor atender pessoas com deficiência e conta também com telecentro; ministro garante mais mil vagas no ProJovem Trabalhador


ad0a13548e860582d2233a0e51a9ce71Foi inaugurado hoje (dia 16), pela manhã, a nova sede da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego de Londrina (Sine), localizada na rua Hugo Cabral, nº. 301, centro. O local, que é adaptado para atender às pessoas com deficiência, também conta com um Telecentro Comunitário, o oitavo inaugurado na cidade.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, agradeceu a presença de todos e falou que o novo ponto agrega valores aos profissionais que vão até o Sine à procura de empregos, que ainda podem utilizar os telecentros para imprimir um currículo ou se candidatar a vagas pela internet, entre outras atividades, enquanto esperam pelo atendimento.
Barbosa Neto salientou que Londrina gerou 4.380 novas vagas no primeiro trimestre dead0a13548e860582d2233a0e51a9ce71 2010, e que, assim, é necessária a capacitação dos profissionais da cidade. Durante a cerimônia, o prefeito relembrou inúmeras obras e projetos que estão em andamento no município, como as escolas em período integral, o Projovem Urbano e Trabalhador, entre outros. O prefeito relembrou que, com a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, Londrina já recebeu 12 ministros do governo federal em dez meses de mandato.
Carlos Luppi afirmou que o prefeito Barbosa Neto é um servidor ilustre para a cidade, pois tem grande capacidade e vocação para administrar Londrina, como vem fazendo. Falou ainda que desde 2003, quando da posse do presidente Lula, foram gerados mais de 12 milhões de empregos no Brasil, o que resulta em 40% do total acumulado até hoje no país. Luppi evidenciou que o dinheiro público deve ser distribuído diretamente para os municípios, preferencialmente, pois somente eles que sabem exatamente como administrá-lo.
ad0a13548e860582d2233a0e51a9ce71A gerente do Sine, Neiva Sefrin, disse que o trabalho é o principal meio de acesso à renda, e conseqüentemente aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade. Segundo ela, é uma forma particular de identidade enquanto ser social, que é peça chave na inclusão da cidadania. Neiva enfatizou ainda que a capacitação e  inclusão no mercado de trabalho ajuda a romper o ciclo de pobreza, miséria e dos demais efeitos da exclusão social.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Almir Escatambulo, comentou que a importância da inauguração de um local como o novo Sine é de grande relevância para a população com deficiência, tendo em vista que essas pessoas sofreram com o preconceito ao longo da história. “É um passo dos tantos que já foram dados pelo nosso movimento, e nós agradecemos à dedicação dada pela administração Barbosa Neto para a nossa causa”, completou.
A secretária estadual de Trabalho Emprego e Promoção, Suely Beggiato, evidenciou que a Agência do Trabalhador de Londrina é referência na região, e que o trabalho efetuado pela secretaria é uma integração entre o desenvolvimento e promoção do trabalho, bem como o desenvolvimento dos trabalhadores para que assumam as vagas geradas pelas empresas de Londrina.
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), salientou a importância de todas asad0a13548e860582d2233a0e51a9ce71 pessoas lerem, estudarem e se aprimorarem diariamente, e enfatizou que os políticos, os responsáveis em fazer as leis do país, devem seguir esta mesma ordem. Almeida completou o discurso dizendo que Barbosa Neto está “arrumando a casa”, e que deve continuar  trabalhar com competência.
O deputado estadual, Neivo Beraldin (PDT), destacou que iniciativas de capacitação profissional, são de grande importância para o desenvolvimento do Brasil, pois ajuda a transformar a realidade da exportação que conhecemos, que hoje é somente de matéria prima, e as importações, em sua maioria, são de produtos produzidos a partir dos enviados daqui para fora.
O vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) enfatizou que o Brasil necessita de capacitação profissional, e que o prefeito de Londrina luta por valorizar esta atividade. Sebastião falou ainda que as reformas feitas no calçadão facilitam o ir e vir das pessoas com deficiência.
A solenidade, que contou ainda com gerente regional do Ministério do Trabalho em Londrina, Dorival Arantes; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara e o secretário municipal de Planejamento, Lindomar Mota, além de diversas lideranças comunitárias, sindicais e secretários municipais.
PróJovem
ad0a13548e860582d2233a0e51a9ce71Simultaneamente a inauguração da nova sede e do telecentro, foi lançado em Londrina o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador, que vai proporcionar, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, a três mil jovens entre 18 e 29 anos, a reintegração dos processos educacionais e qualificação social e profissional para inseri-los no mercado de trabalho.
Luppi afirmou que vai proporcionar para a cidade mil vagas a mais do que o previsto para o programa, e que o trabalho dá dignidade aos cidadãos, e que esta é a sua luta. “Ao invés de duas mil vagas, vamos garantir três mil para Londrina”. Declarou.
Em Londrina, serão disponibilizados cursos de qualificação profissional nas áreas de administração, alimentação, comunicação e marketing social, construção e reparos, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário. Os cursos serão ofertados nos três turnos: manhã, tarde e noite, em espaços disponibilizados nos bairros do município e zona rural. Podem se inscrever jovens desempregados advindos de famílias com renda per capita máxima de um salário mínimo.
Poderão se inscrever jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou; que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior. A previsão do Sine é de que, em no máximo quinze dias, o processo de inscrição e seleção sejam abertos. Mais informações serão divulgadas posteriormente.
A agência do Sine reabre para o atendimento da população na segunda-feira.
(Londrina, 16 de abril de 2010)
Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos