Cidadão

Professores participam de prática pedagógica

Na próxima segunda e terça-feira, alunos terão atividades escritas para realizar em casa e não pela internet

Para reorganizar a maneira como os professores têm ministrado as aulas remotamente, na próxima segunda-feira (1º) e terça-feira (2), aproximadamente 5 mil educadores da rede municipal de ensino vão participar de atividades da prática pedagógica. Por isso, os alunos não terão vídeos com o acompanhamento remoto dos professores, e sim atividades com materiais impressos.

Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariangela Bianchini, os profissionais da educação precisam desses dois dias para realinharem as ações com relação às aulas não presenciais. Pensando nos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) já encaminhou alguns documentos e orientações devem ser estudados na segunda e na terça da próxima semana.

Uma das mudanças trazidas pela prática pedagógica trata da quantidade de vídeos e atividades que serão encaminhados aos alunos semanalmente. Seguindo o pedido de pais, que estão voltando ao trabalho presencialmente e têm tido menos tempo para acompanhar as atividades escolares, os professores farão atividades remotas, através de vídeos, no máximo, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta). Nos outros dois dias (terças e quintas), as crianças terão atividade escolar escrita, podendo executá-la no melhor horário para a família.

“O apoio familiar faz toda diferença no aprendizado e nós queremos que as famílias continuem acompanhando as crianças. Recebemos e-mails de pais informando que estavam retornando ao trabalho e que estavam com dificuldades em assistir os vídeos diários. Os professores também relataram a exaustão e a ansiedade por conta de toda a mudança na forma de executar o trabalho diante do novo cenário educacional. Por isso, decidimos reduzir a quantidade de atividades remotas e flexibilizarmos o horário para a realização das mesmas”, explicou a assessora pedagógica.

Desde 23 de março, as aulas presenciais foram suspensas, mas os alunos recebem materiais pedagógicos para reforçarem aquilo que foi aprendido anteriormente. Assim, eles recebem atividades de raciocínio lógico-matemático, de história, geografia e ciências, onde devem fazer a leitura, a interpretação de texto e resolver situações problema, a fim de consolidar a aprendizagem dos conteúdos que já haviam estudado.

Os direcionamentos da prática pedagógica foram repassados por uma live realizada pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e pela assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariangela Bianchini, na quarta-feira (27), via página do Facebook. Até o momento, mais de 13 mil pessoas já visualizaram as orientações, que ainda estão disponíveis na internet (clique aqui).

Além desse conteúdo, os professores receberam materiais impressos contendo todas as orientações necessárias que serão discutidas na próxima segunda e terça-feira. Eles também contam com a página Educação em Tempos de Covid-19 (clique aqui para ver) e uma Resolução da Secretaria de Educação que foi publicada ontem na página citada acima para ajudá-los.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária de Educação, Maria Tereza de Moraes, e com a assessora pedagógica, Mariangela Bianchini, pelo 3375-0122.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos