Cidadão

Segurança alimentar faz pesquisa na rede municipal de ensino

Mais de 3.300 formulários já foram respondidos; material foi elaborado por equipe do NIGEP, da UEL, e enviado aos familiares dos estudantes

Cerca de 40 mil pais e responsáveis dos alunos, da rede municipal, foram convidados a participar de uma pesquisa que busca avaliar como a segurança alimentar é praticada por essas famílias. O formulário, que pode ser acessado no link bit.ly/PesquisaUEL, foi elaborado pela equipe do projeto “Segurança Alimentar: Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. O projeto é desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação, mediante convênio da Prefeitura de Londrina com o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Podem responder a pesquisa, até esta sexta-feira(5), pais ou responsáveis dos alunos matriculados em escolas municipais ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Até esta quinta-feira (4), mais de 3.300 questionários já foram preenchidos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o levantamento busca obter mais detalhes sobre a situação das famílias destes estudantes, principalmente no que se refere à alimentação. “Temos uma preocupação muito grande com a segurança alimentar das nossas crianças, que não estão tendo acesso à merenda escolar, que é super balanceada, com cardápio elaborado por nutricionista, e atende todas as recomendações sanitárias. Queremos ajudar as famílias a manter esse padrão tão alto que oferecemos, também nas casas. E, mesmo sem estarmos preparando as merendas, o NIGEP continua nos auxiliando a proteger os alunos que recebiam essa alimentação diariamente”, citou.

A pesquisa, que foi lançada esta semana, possui 60 questões no total, que abordam diversos assuntos relacionados à alimentação, como os hábitos de higiene, armazenamento e higienização dos produtos, preparação das refeições, infraestrutura das residências, entre outros. Os dados serão utilizados para que sejam elaboradas ações e políticas públicas, para promover bons hábitos e a prevenção de doenças, como as infecções causadas por alimentos contaminados.

Sobre o trabalho – O projeto “Segurança Alimentar: Promoção da Alimentação Saudável na Escola” atua desde 2017 no Município, e visa garantir a qualidade sanitária dos produtos adquiridos pela Prefeitura para comporem a merenda escolar, bem como a segurança dos alimentos oferecidos aos estudantes.

Para isso, a equipe realizou consultorias nas unidades escolares, produzindo relatórios individuais do risco sanitário. Com esses relatórios, foi possível elaborar o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, específico para cada unidade. Além disso, estudos técnicos aprimoraram o Termo de Referência para aquisição de carnes, gerando economia dos recursos com produtos de mais qualidade, e foram promovidos cursos para capacitação dos profissionais envolvidos na alimentação dos alunos.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, no 3375-0022.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos