Cidade
Operação Igapó fiscaliza ações irregulares no Lago
As principais autuações foram relativas a estacionamento e publicidade em local indevido; atividades começaram em decorrência de denúncias e reclamações à CMTU

Ao todo foram 28 abordagens entre multas e retirada de material publicitário colocado em espaço público sem autorização prévia. Os 12 motoristas multados estavam estacionados sobre o gramado em torno do lago e, segundo o diretor de trânsito e transportes da CMTU, Wilson de Jesus, a maioria estava nesta situação por desinformação. “Alguns condutores receberam instrução dos fiscais e o comportamento deles foi respeitoso. Mas há muitos que insistem porque dá a impressão que é mais cômodo parar nestes locais”, explicou o diretor.
As multas podem chegar a R$ 127 e cinco pontos na carteira de habilitação, para os casos de estacionamento irregular, e R$ 560 reais para a publicidade em local indevido. O que garante esta autuação é o Art. 186. do Código de Posturas do Município, instituído pela Lei nº 4607/90.
Conforme o diretor, fiscalizações deste tipo não eram feitas de maneira ostensiva como foi agora, já que os agentes eram ativados apenas mediante reclamações. “O que levou a CMTU a propor esta operação foi o crescente número de denúncias nos últimos 30 dias, porque os motoristas passaram a estacionar e os populares, que utilizam esses espaços para passeio e prática de esportes, começaram a ligar para a Companhia”, afirmou ele.
Wilson de Jesus avalia que o trabalho foi bem recebido, “porque certamente muitos denunciantes estavam lá, e mesmo quem nunca reclamou aprovou a ação”. A CMTU continuará o trabalho de fiscalização todos os finais de semana em locais diferentes da cidade, intensificando a operação nas áreas verdes de Londrina.
(Londrina, 25 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs