Cidade
CMTU começa a multar infratores do “Pé na Faixa”
O órgão realizou, na primeira fase da campanha, diversas ações de conscientização, e agora deve punir aqueles que desrespeitarem a lei

O diretor informou que, desde setembro do ano passado, a prefeitura não multa os motoristas infratores, devido à campanha educativa realizada neste período. Porém, agora, o “Pé na Faixa” entra na sua segunda fase, que inclui punição. ”Nós fizemos várias ações de conscientização, mas agora vamos multar as pessoas que ainda desrespeitarem a lei”, destacou Wilson de Jesus.
Segundo o diretor da CMTU, Londrina contabilizou, de janeiro a maio deste ano, 5 mil carros emplacados, o que significa uma crescente demanda de mil carros ao mês. Isso implica na quantidade de acidentes causados por imprudências no trânsito e pela falta de respeito dos motoristas, principalmente, para com os pedestres.
Wilson de Jesus destacou que a campanha visa à conscientização do respeito ao pedestre, que é previsto pelo artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro. Algumas ações dos próprios motoristas ajudam a prevenir acidentes ou atropelamentos, como o respeito à sinalização das vias públicas, à redução da velocidade em locais de maior movimento, além de manter uma distância segura entre um carro e outro, que pode evitar uma batida em série, caso haja uma freada brusca.
(Londrina, 1 de junho de 2010)
Foto: Luiz Jacobs