Virada Cultural promove novas atividades virtuais
A iniciativa busca trazer diferentes programações culturais em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus

Foi divulgada ontem (8), a nova edição da Agenda Virada Cultural. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) busca trazer diferentes programações culturais, de forma remota, em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus. O material ficará disponível até 15 de julho e pode ser acessado na integra através do site http://www.londrina.pr.gov.br/plataforma-londrina-cultura. Quem preferir poderá receber, semanalmente, por e-mail. Para isso basta telefonar para (43) 3371-6606 ou enviar um pedido para acaocultural@londrina.pr.gov.br.
Nesta semana a programação contará com música, clube de leitura, podcast, oficinas, contações de histórias, conteúdos radiofônicos, dicas de leitura, acervos on-line do Museu Histórico de Londrina, cursos gratuitos, além de edital.
O projeto “Musicando na Escola” traz alegria com a música, o vídeo divulgado foi produzido pelos alunos da oficina de prática de orquestra. Nesta oportunidade o material escolhido foi o “Sítio do Pica Pau Amarelo”, música composta e gravada por Gilberto Gil, além de tema da série homônima de Monteiro Lobato.
Os amantes de arte poderão se divertir com o “Tour pelos Museus”. Estão disponíveis as coletâneas artísticas Coleção Cavaleira, A decadência do Café (parte 1, 2 e 3), Coleção Rede ferroviária, José Juliani, Armínio Kaiser, Família Brugin, Kikuijo Ibionomoto, Peter W. Westcot, Rudolfo Doss e Gladx Lessa, Louças do século XV e Coleção de Rádios.
Para quem está em busca de oportunidades o concurso nacional Novos Poetas- Sarau 2020 está com as inscrições abertas. Além de cursos sobre economia criativa, museus e patrimônio, o setor de games no Brasil e carreiras e oportunidades.
O edital “Cultura feita em Casa” também é outra forma de oportunidade. O material busca selecionar conteúdos artísticos, digitais e culturais, que sejam autorais e já estejam finalizados para exibição nas plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Paraná.
A criançada poderá se divertir com as contações de histórias do “Canal Clube da Va”. A professora, atriz e contadora de história, Vanessa Cretuchi, disponibiliza diversos contos on-line. A história da semana será “O monstro da caverna escura”.
A Secretaria Municipal de Cultura realiza a Virada Cultural em parceria com os Conselhos de Cultura e de Patrimônio Cultural, Comitê Municipal de Economia Criativa, SEBRAE e Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, pelo 3371-6600 ou 99947-7006.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.com