Cidade

Projovem Trabalhador garante oportunidades de emprego

Projeto da Prefeitura de Londrina e do Governo Federal tem inscrições abertas para 2.000 vagas em sete cursos a partir de hoje; cerca de um terço dos jovens concluirá as aulas com ocupação garantida


6751ec3bc99ac3f6cd2d39888ceb828cJovens de 18 a 29 anos, membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa e que atualmente não possuem colocação no mercado de trabalho terão oportunidade de aprender uma profissão e dar um novo passo rumo ao emprego e ao sucesso profissional. A Prefeitura de Londrina abre, em parceria com o Governo Federal, as inscrições para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador).
São disponibilizadas 2.000 vagas nas áreas de administração, comunicação e marketing, construção e reparos, vestuário, turismo e hospitalidade, alimentação e telemática. Os cursos são gratuitos e tem duração de seis meses. O estudante também recebe material didático, lanche nos horários de aulas e uma bolsa auxílio de R$ 100 mensais.
As inscrições estão disponíveis a partir de hoje (7), até sexta-feira (11). Para efetuá-la, o candidato deve preencher um formulário no site www.projovemlondrina.com.br. Depois, basta apresentá-lo impresso, junto com RG, CPF, carteira de trabalho, comprovantes de residência, escolaridade e renda familiar em um dos postos de inscrição espalhados por Londrina. Quem não tiver computador ou internet tem a opção de acessar o formulário diretamente nos locais de inscrição. O postulante pode ter o ensino fundamental e médio completos ou incompletos. Não serão aceitas candidaturas de pessoas que estejam cursando ou tenham completado o ensino superior.
Uma comissão fará a avaliação e a seleção dos candidatos. A lista de aprovados será divulgada em 21 de junho, pelo endereço eletrônico. As aulas começarão uma semana depois, no dia 28, com duração de seis meses. “Serão contratados instrutores formados em pedagogia e outras áreas de humanas, com experiência profissional, capacidade didática e dinamismo para oferecer as melhores condições de aprendizado”, frisou a gerente da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional do Emprego (Sine) Londrina, Neiva Sefrin.
Ao todo, serão ministradas 450 horas de curso, sendo 100 horas de qualificação social, aplicada a todos os alunos, e 350 horas de qualificação profissional, de acordo com a área escolhida por cada estudante. “Estamos investindo no desenvolvimento integral do ser humano. Não é somente um curso profissionalizante, mas também socializante, para que a pessoa tenha conhecimentos de cidadania, direitos humanos, empreendedorismo e diversos outros assuntos humanísticos”, observou a gerente.
Após a publicação do resultado, a organização fará o mapeamento das regiões às quais pertencem os aprovados, para definir locais de aula que sejam próximos aos estudantes. Para por em prática o Projovem Trabalhador, foram investidos quase R$ 3,2 milhões, sendo 89% dos recursos provenientes do Ministério do Trabalho e os demais 11% uma contrapartida da prefeitura. A meta do projeto é que pelo menos 600 profissionais concluam o curso com uma vaga de emprego garantida.
Postos de inscrição
11 postos estarão aptos a receber as inscrições para o Projovem Trabalhador, em horário comercial. Na região central, os locais serão: a Biblioteca Pública Municipal (avenida Rio de Janeiro, nº 413), a sede do Sine (rua Hugo Cabral, nº 301) e o interposto do Sine do Terminal Urbano Central (rua Benjamin Constant, entre João Cândido e São Paulo). Na região norte, as inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Lupércio Luppi (avenida Saul Elkind, nº 790).
Na região sul, os pontos são a Biblioteca Virtual (rua Tadal Ohira, nº 325, jardim Perobal) e a praça de atendimento da Prefeitura de Londrina (avenida Duque de Caxias, nº. 635, térreo); a Casa da Mulher (rua Mário Bonalume, 633, jardim do Leste) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Marabá (rua Goiabeiras, 305) receberão as inscrições na região leste; a UBS do conjunto Avelino Vieira (rua Ginástica Olímpica, nº 195) será o posto da região oeste; moradores das regiões rurais terão oportunidade de se inscrever nos telecentros dos distritos da Warta (rua Londrina, 163) e de Paiquerê (rua Alcina Alves Camargo, s/n).
(Londrina, 7 de junho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos