Cidade
Workshop de políticas ambientais começa hoje
O evento será realizado até quinta-feira, dia 10, e vai discutir questões da biodiversidade, dos resíduos e de tecnologias sustentáveis da cidade
Começa hoje, dia 7, o workshop que vai discutir políticas ambientais do município. O evento está sendo realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e integra a programação da Semana Municipal do Ambiente, que teve início no sábado, dia 5. Na agenda ainda está consta a revitalização de alguns córregos da cidade.
O workshop será realizado até a quinta-feira, dia 10, a partir das 19 horas no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), localizado na avenida Maringá, 2.400. A Unesco instituiu 2010 como o ano internacional da Biodiversidade e, por isso, esse será o tema de abertura do workshop que terá como palestrantes o professor doutor José Marcelo Torrezan, da UEL, Nilson Ladeia de Carvalho, da Emater, e o secretário de Ambiente, Carlos Eduardo Levy.
Um dos instrumentos da discussão de Biodiversidade é o desconto do IPTU proporcional à área arborizada e o estado de conservação que pode chegar a 100%. De acordo com Carlos Levy, atualmente cerca de 15 lotes de Londrina já recebem descontos. Os interessados em obter abatimento no imposto devem entrar em contato com a Sema para que seja realizada uma vistoria da área.
Amanhã a partir das 10 horas, na rua Rudolf Diesel, o supermercado Muffato do aeroporto vai fazer o plantio de aproximadamente 1.200 árvores na nascente do córrego Baroré. A plantação faz parte do Programa de Compensação de Carbono do município instituído pela resolução 20 do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma). A resolução estabelece que empresas geradoras de tráfego ou emissão atmosférica devem compensar o carbono decorrente da sua atividade, contribuindo para o equilíbrio climático do município.
Segundo Levy, o supermercado é a primeira empresa a realizar o programa e a população pode colaborar no trabalho de arborização. Ele explicou ainda que a medida vai passar a ser exigida no alvará das empresas e no estudo de impacto de vizinhança.
No workshop de amanhã, dia 8, o tema de discussão serão os resíduos. As palestras serão ministradas pelo secretário do Ambiente Carlos Eduardo Levy, pela gerente de coleta seletiva da CMTU Marilis Garanis e pelo professor doutor André Hossaka, da UEL. Na quarta-feira, dia 9, as discussões ficam nas tecnologias ambientais desenvolvidas pelo município e serão explanadas por Fernando Barros, do Consemma/Master Ambiental, João das Águas, do Instituto Ecometrópole, e Pablo Melo Fajardo, da ONG Tudo Verde.
Na quinta-feira, dia 10, o evento finaliza com uma mostra de projetos produzidos por alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente dos colégios estaduais Albino Feijó Sanches e Olympia Moraes Tormenta. O secretário do Ambiente explicou que o objetivo do workshop é fazer um levantamento do que foi feito no último ano e abordar as perspectivas para o próximo.
Dentro da programação da Semana Municipal do Ambiente está a revitalização dos fundos de vale do córrego dos Tucanos e Carambeí. Levy esclarece que a expectativa é revitalizar e melhorar as condições desses fundos de vale que são o principal diferencial do município.
O secretário afirmou que o passeio “Belezas Naturais de Londrina”, realizado no sábado, dia 5, teve resultados positivos. Cerca de 40 pessoas participaram do tour pela cidade que os levou a parques municipais e a três cachoeiras da área urbana, desconhecidas pela maior parte da população. A população participou também do plantio de 40 mudas grandes de árvores no córrego dos Tucanos.
Ainda no sábado, o prefeito Barbosa Neto assinou a ordem de serviço para o início das obras da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) numa área rural próxima ao distrito de Maravilha, na região sul, a 25 km do centro da cidade. O CTR vai contar com sistema de compostagem, depósito de lixo com uma membrana dupla que vai proteger o solo de contaminação, além de um tanque de tratamento de chorume.
(Londrina, 7 de junho de 2010)