Paiquerê ganha nova rede de galerias pluviais e pavimentação
O distrito recebeu quase 2 km de novas tubulações e foram pavimentados 6.600 m² de ruas de terra; investimento foi de R$ 1,7 milhão

Os moradores de Paiquerê foram contemplados com novas melhorias em infraestrutura na área urbana do distrito, proporcionando mais segurança e conforto à população da região. Na área de abrangência da Avenida Voluntários da Pátria, a Prefeitura de Londrina construiu uma nova e completa rede de galerias pluviais, para ampliar e otimizar a captação de água de chuva, evitando riscos de erosões e alagamentos. Foram executados cerca de 2 km em tubulações e instalações gerais, e as obras foram concluídas no final de junho, mais de um mês antes do prazo contratual estabelecido.

Além de corrigir um problema antigo de uma ampla erosão, que há muitos anos causava estragos em propriedades rurais próximas a este local, várias ruas que eram apenas de terra com moledo também foram totalmente pavimentadas, abrangendo extensão de 6.600 m² de pista, e 1.500 m² de calçadas, por onde os moradores agora já podem transitar de forma mais segura.
Os serviços incluíram asfaltamento, construção de meio-fio e sarjeta, subleitos e calçadas. Esse conjunto estrutural também colabora para a melhoria de captação e escoamento de água. As vias atendidas, totalizando 8 quarteirões, foram a avenida Voluntários da Pátria, e as ruas Alcina Alves de Camargo, Menotti Traldi, Miguel Blasi e Vitorino Gonçalves Dias

Na execução das galerias de águas pluviais, foram construídas 37 bocas de lobo, 21 poços de visita e 10 poços de queda em concreto armado, além de instalação de um dissipador, entre outros serviços. Para isso, foi preciso fazer diversas intervenções, como retirada de bocas de lobo e tubos de concreto, escavações, reaterro e assentamentos para as novas tubulações. Agora, praticamente toda a área urbana do distrito está sendo alcançada pelo sistema de captação.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, disse que as obras proporcionam benefícios à população daquela área do distrito, garantindo a integridade de propriedades que antes eram atingidas, e renovando a rede de galerias pluviais. “Eram intervenções necessárias para solucionar a questão das erosões e da captação das águas de chuva. Aproveitamos as instalações da nova rede de galerias para fazer o asfaltamento de algumas ruas”, contou.
Ao todo, o Município investiu R$ 1,7 milhão, aproximadamente, para promover os serviços, desenvolvidos pela HBM Serviços de Engenharia. Os recursos foram extraídos do Fundo Municipal de Saneamento Básico.
A obra integra o pacote de melhorias que a Prefeitura vem promovendo nos distritos de Londrina, com o objetivo de criar um novo cenário nas áreas rurais. Os serviços integram revitalização de estradas rurais, asfaltamento, recuperação de praças e equipamentos públicos, novas creches e escolas, iluminação, entre outros.