Cidade

Prefeito inaugura duas composteiras em escolas municipais

Inauguração faz parte de um projeto que envolve as Secretarias de Educação e Ambiente e vai proporcionar aprendizado interdisciplinar aos estudantes

O prefeito Barbosa Neto estará presente em duas escolas municipais na tarde de amanhã (11). O motivo é a inauguração de duas composteiras, que estão sendo instaladas, graças a um projeto resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Às 14h, a inauguração será na Escola Municipal Áurea Alvim Toffoli, na Rua Carmem Romero, 123, no Conjunto Habitacional José Mauricio Barroso. Às 15h30, está marcada a inauguração na Escola Municipal Elias Kauam, na Rua Maria Garcia Lopes, 178, no Conjunto Habitacional Novo Amparo.

De acordo com a gerente de educação integral da Secretaria de Educação, Luciana Adario Brandão, os estudantes são beneficiados de muitas formas com a instalação das composteiras. “Em cada escola, há um professor que coordena o projeto, mas toda a comunidade escolar o abraça. Além de estudarem as questões técnicas e ambientais, professores de outras disciplinas aproveitam a experiência, a interdisciplinaridade é explorada”, afirmou. De todas as Escolas Municipais que estão recebendo as composteiras, apenas a Carlos Kraemer não conta com sistema de ensino integral.

“Estas escolas foram escolhidas para iniciar a implementação do projeto, por já contarem com um trabalho de coleta seletiva, o que faz com que as composteiras venham complementar toda uma rede de trabalho. Mas o objetivo é que ele seja levado a todas escolas municipais de Londrina, ao longo do tempo”, explicou Brandão. A Escola Municipal Carlos Kraemer já conta com a composteira e com o programa de coleta seletiva.

O professor Célio Camilo realiza o acompanhamento prático da instalação das composteiras e explicou as especificidades das que serão inauguradas amanhã. “Diferentemente da composteira que já existe na Prefeitura, por exemplo, nas escolas, elas contam com um sistema aeróbico. São formadas por dois pavimentos, de 1 m² cada um, ambos suspensos. Os caixotes têm uma abertura de 5cm entre um sarrafo e outro, e, sobre os sarrafos, há um sombrite, para que o material não caia no chão. Desta forma, as composteiras ficam extremamente arejadas, para que haja a decomposição dos materiais”, descreveu.

“Esse modelo de composteira é resultado de cinco anos de pesquisas, período no qual foram feitos vários experimentos. O resultado final foi o modelo adotado, que é o mais apropriado, também, pelas facilidades de construção e transporte. Nós podemos montar a composteira na marcenaria e trazê-la já pronta para a Escola”, contou Camilo.

Conforme o professor, um projeto paralelo, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, prevê que sejam instaladas, em todas as escolas com composteira, áreas para cultivo de hortaliças, plantas medicinais e prática de jardinagem. Por enquanto, apenas a Escola Municipal Carlos Kraemer e a Escola Luiz Marques Castelo, no distrito de Espírito Santo, contam com este tipo de atividade.

Próximas instalações

Na sexta-feira (13), mais duas composteiras serão inauguradas pelo prefeito Barbosa Neto. Às 9h, na Escola Municipal Mari Carrera Bueno, na Rua José Boralli, 325, no Jardim Santa Rita. A partir das 10h30, será inaugurada a composteira da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que fica na avenida Guilherme de Almeida, 3655, no Jardim União da Vitória.

Na próxima semana, na quarta-feira (18), quem recebe o prefeito são os alunos da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, no distrito de Lerroville, a partir das 14h. Na outra sexta-feira (20), é a vez do prefeito visitar a Escola Municipal Luiz Marques Castelo, no distrito de Espírito Santo, também, às 14h. Estas escolas já começaram a trabalhar com a coleta seletiva e a compostagem.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos