COMPAZ realiza nova reunião virtual
Nesta quarta (2), a convidada Salette Aquino irá falar sobre a Iniciativa das Religiões Unidas (URI) e sua relação com a cultura de paz

Nesta quarta-feira (2), a partir das 9 horas, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) promove mais um encontro virtual, com o tema “Qual é a dinâmica dos trabalhos da URI – Iniciativa das Religiões Unidas”. A reunião será na plataforma Google Meet e os interessados em participar podem acessar este link. A atividade é aberta ao público em geral, com limite máximo de 250 pessoas.
Neste encontro, a convidada é Salette Aquino, membro do Conselho Global da URI e da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC). Ela irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela URI, rede de cooperação inter-religiosa que visa promover a cultura de paz, justiça e o fim da violência por motivação religiosa, assim como o Desafio 10×10, uma mobilização nacional entre as religiões que se uniram contra a fome e pela vida.
Segundo o secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, a URI é uma organização internacional na qual as religiões se unem com o objetivo de promover um trabalho coletivo em prol da humanidade. “A partir do diálogo inter-religioso, a URI visa realizar ações em conjunto na busca da resolução dos conflitos. No Brasil, uma dessas ações é o desafio 10×10, um site aberto para doações que terá o valor arrecadado revertido em cestas básicas para as famílias que estão precisando, ainda mais com a pandemia. Então, a convidada irá falar sobre essa ação e demais trabalhos desenvolvidos pela URI”, disse.
Todos os encontros realizados semanalmente, às quartas-feiras, no mês de setembro, irão contemplar as atividades da 20ª Semana Municipal da Paz. Mais informações sobre as outras ações desse evento, como o Abraço no Lago virtual, Mídia de Paz e o Living Peace Internacional, podem ser conferidas no portal da ONG Londrina Pazeando (clique aqui).
Para Galhardi, celebrar 20 anos da Semana Municipal da Paz de Londrina é muito importante, uma vez que a cultura de paz faz parte da cultura londrinense. “É muito importante nós termos uma Semana Municipal da Paz sendo realizada em Londrina há vinte anos. Falar da cultura de paz é algo que faz parte da cultura londrinense, assim como construir uma cultura de paz em nossa cidade que possa inspirar outros municípios”, ressaltou.
Encontros virtuais – Desde o começo da pandemia da Covid-19, os encontros do conselho são realizados de forma on-line. Toda quarta-feira, as palestras contam com um convidado diferente, para tratar de temas diversos. Essa é a 20ª reunião promovida pelo COMPAZ. Após as discussões, os vídeos ficam disponíveis no canal do Youtube Pazeando Palestras.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, número (43) 9 9996-1283.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com