Drive-thru da SEMA coleta seis toneladas de materiais eletrônicos
A ação ocorre em parceria com o Rotary Club de Londrina Sul; serão feitas edições trimestrais para coleta e destinação de eletrônicos e outros itens

Com ampla participação e alto volume coletado, a segunda edição do “Rotary Coleta”, realizada no último sábado (29), superou as expectativas e resultou em mais de seis toneladas de materiais eletrônicos descartados pela população. Mais de 200 veículos participaram da ação, desenvolvida em formato de drive-thru no Parque Municipal Arthur Thomas. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), juntamente com o Rotary Club de Londrina Sul e seus parceiros. Além dos itens eletrônicos, foram recebidas cerca de duas mil peças de roupas e, ainda, 160 litros de óleo de cozinha usado.

Nessa última edição, o total de eletrônicos coletado foi cerca de cinco vezes maior em relação à atividade anterior, que teve volume recolhido de uma tonelada desse tipo de material. A maior parte são aparelhos eletrônicos, de informática, televisores, monitores, celulares, rádios, além de eletrodomésticos, peças e dispositivos. Todos os produtos reunidos serão encaminhados a entidades e ONGs cadastradas junto ao Rotary Club de Londrina Sul.
Antes disso, todos os itens são testados por uma empresa, também parceira desta instituição. Aquilo que não tem mais utilidade é encaminhado, de forma adequada, para reprocessamento, podendo ser reaproveitado, inclusive, como matéria-prima para empresas e indústrias. Servidores da SEMA, voluntários e parceiros do Rotary Club estiveram mobilizados nas ações.
Segundo Paula Crude Martinez, da gerência de Educação Ambiental da SEMA, o “Rotary Coleta”, agora com parceria do Município, passará a contar com calendário permanente, por meio do qual serão realizados eventos trimestrais para recolhimento dos materiais. A próxima edição já está marcada para novembro, com data a definir. “O projeto já era desenvolvido pelo Rotary, e agora ganhará ainda mais força. A cada três meses, a sede da SEMA, no Parque Arthur Thomas, será o ponto fixo de referência para todas as famílias e empresas que desejam fazer o descarte correto de produtos. A ideia é criar uma tradição em Londrina, ampliar a visibilidade e a participação da comunidade, fortalecendo também bons serviços em prol do meio ambiente”, destacou.

Martinez ressaltou que o evento em formato drive-thru começou por conta da pandemia do novo coronavírus, reforçando as medidas de prevenção e segurança necessárias, como forma de evitar contágio ou transmissão. “A entrega dos materiais é feita sem que os motoristas precisem sair de seus veículos, o que traz mais segurança e praticidade às ações de coleta. O funcionamento nesse novo modelo tem sido muito positivo e a quantidade coletada superou as expectativas. Passa a ser uma ação permanente”, salientou.
O objetivo do evento “Rotary Coleta” é facilitar e incentivar o descarte consciente de materiais e produtos diversos que não são mais utilizados pelos londrinenses, sendo destinados de forma correta e sem prejuízos ao meio ambiente.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Paula Crude Martinez, da gerência de Educação Ambiental da SEMA, pelo telefone (43) 3372-4766