“O bom filho à casa torna”, disse o prefeito Barbosa Neto

, Agajan Der Bedrossian é recebido com carinho pelo prefeito e profissionais da Saúde em sua posse como Secretário Municipal ocorrida hoje à tarde na Vila da Saúde
O prefeito Barbosa Neto acolheu hoje (24) à tarde, novamente, Agajan Der Bedrossian, como secretário municipal de Saúde. Após afastamento por motivos pessoais, em maio deste ano, e quatro meses à frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), Bedrossian tomou posse novamente na autarquia, em cerimônia que contou com a presença de funcionários e autoridades.
O secretário foi recebido com faixas de apoio dos funcionários, que agradeciam ao prefeito Barbosa Neto pelo atendimento às suas reivindicações. O motivo que levou o prefeito a convidar Agajan a assumir a Secretaria novamente foi um abaixo-assinado, contando com a participação de cerca de 2/3 de todos os funcionários municipais, pedindo sua volta.
Barbosa Neto se mostrou bastante confiante com a nova fase iniciada pela Secretaria. “A história profissional do doutor Agajan se confunde com a história da saúde pública no município. Os dois têm uma relação muito íntima e, por tudo o que o doutor já fez pelo município, ficamos muito felizes com a volta dele à Secretaria”, afirmou Barbosa Neto.
“Eu acredito que muito do trabalho de uma secretaria passa justamente pela motivação. Nós fomos buscar novamente no doutor Agajan a pessoa que tem condições, que tem essa motivação de fazer com que o esforço humano consiga sobrepor às dificuldades inerentes à saúde pública no Brasil e no mundo inteiro, mas nós esperamos ansiosamente para que os resultados possam aparecer”, elogiou o prefeito.
“Gostaria de dizer alguns chavões, que representam a mais pura verdade: o bom filho a casa torna. E dizer um outro chavão, que ‘a voz do povo é a voz de Deus’. Vocês escolheram o doutor Agajan, quando me encaminharam um documento com quase duas mil assinaturas, sendo maioria absoluta dos 3.200 servidores da saúde pública no município”, acrescentou.
Agajan Der Bedrossian se dirigiu aos presentes, agradecendo o carinho e a confiança depositadas. “Agradeço ao prefeito, não sei se eu mereço essa consideração que ele tem demonstrado por todo esse tempo. Pretendo corresponder a essa sua ansiedade”, declarou o secretário.
“O momento é crítico, todo mundo sabe do momento que a Secretaria de Saúde está vivendo, das dificuldades financeiras que a administração Barbosa Neto está tendo. Foi feito um orçamento para este ano, pensando-se em um recurso que lamentavelmente não chegou. Em função disso, o prefeito está sendo obrigado a fazer vários cortes”, pontuou Bedrossian.
“O que a gente espera é que agora, para o orçamento do ano que vem, a situação possa se normalizar. Na verdade, é importante entender que saúde não é despesa, e isso o prefeito tem entendido. Saúde é investimento. Em saúde, tudo é para ontem. Muito pouco é para hoje, e muito menos para amanhã. Não dá para esperar. A diferença entre a vida e a morte pode ser de minutos, segundos, centímetros”, analisou.
O diretor da 17ª Regional de Saúde, Adilson Castro, também saudou o secretário. “Já diz o ditado que o bom filho a casa torna. Esperamos continuar com esta parceria que temos com a Secretaria de Saúde, sempre uma relação muito boa, clara, objetiva. Nós estamos em um momento importante de construção do SUS, um momento em que o SUS começa a se viabilizar, e essa integração entre as secretarias municipais, o governo do Estado e o governo Federal é muito importante. Foi essa parceria que trouxe para o teto de saúde de Londrina R$ 1,2 milhão a mais por mês”, destacou Castro.
Também esteve presente à cerimônia e prestou homenagem ao secretário, Manoel Rodrigues do Amaral, representando o Conselho Municipal de Saúde. “Sabemos que em Londrina temos muitas pessoas competentes para assumir a Secretaria de Saúde. Mas o senhor já tem uma vivência, uma história de muitos anos, então, acreditamos que a sua presença hoje, para nós e para os londrinenses, é uma grande honra a sua posse”, declarou Amaral.
O pastor Sérgio e o padre Romão também estiveram presentes e abençoaram o novo secretário. Agajan recebeu ainda o carinho dos funcionários do Cismepar, que se despediram do secretário com um vaso de flores e um cartão de agradecimento pelo tempo em que foi gestor do órgão.
Foto: Luiz Jacobs




