Cidadão

Município retoma atividades do Centro de Oficinas

Cursos gratuitos serão realizados a distância, utilizando a internet como ferramenta; não há limitação de vagas

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está retomando as atividades realizadas para a população por meio do Centro de Oficinas. Mas, devido à pandemia gerada pela novo coronavírus, as aulas serão desenvolvidas a distância, utilizando a internet.

A primeira ação, que está com  inscrições abertas, é o curso sobre “Entrevista de Emprego e Montagem do Currículo: Dicas e Orientações”. Ele acontecerá nos dias 24 de setembro e 1º de outubro, às 14 horas, pelo Google Meet. Para assistir as aulas gratuitas é necessário se inscrever, no período de 16 a 21 de setembro, por meio do Whatsapp da Secretaria da Mulher, no (43) 9 9945-0056.

No ato da inscrição, as profissionais informarão sobre o desenvolvimento da oficina e repassarão o link de participação antes da atividade. Tudo será feito a distância, mantendo as medidas de prevenção à COVID-19. Segundo a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a ideia é ofertar para as mulheres a oportunidade de se aperfeiçoarem para o mundo do trabalho, principalmente, no momento de crise econômica pela qual atravessa o país. “Estamos vivendo um contexto de desemprego alarmante e sabemos que a confecção correta do currículo unida com o comportamento adequado no momento da entrevista são fatores decisivos para conquistar uma vaga no mercado de trabalho e a psicologia pode ajudar nesse ponto”, explicou a psicóloga.

Pensando nisso, as participantes vão receber orientações a respeito da entrevista de emprego, como sobre as diferenças que existem nas entrevistas individuais e coletivas, como são as dinâmicas de grupo, e quais são as atividades positivas que podem ser feitas durante a entrevista e quais são consideradas inadequadas. Além disso, quem participar vai ter a oportunidade de montar o currículo com a ajuda da professora, colocando nele as informações relevantes de acordo com o modelo adequado.

Preparação para o mundo do trabalho – Além de aprender a construir o currículo adequado e apresentar comportamentos positivos durante a entrevista, as mulheres também poderão participar de outro curso importante, que fala sobre a “Preparação para o mundo do Trabalho”.

Este acontecerá on-line, através do Google Meet, nos dias 22 e 29 de outubro, às 14 horas. Para participar é preciso se inscrever pelo Whatsapp da Secretaria, no (43) 9 9945-0056, no período que vai de 24 a 30 de setembro. O objetivo é repassar informações que ajudem no ingresso no mundo do trabalho, assim como no entendimento das relações de trabalho. Outro ponto que será abordado diz respeito à importância da qualificação e da construção de um projeto profissional e da prática da autopercepção.

“O curso vai discutir os desafios recorrentes no mundo do trabalho, além de mostrar para as participantes quanto é importante construir um projeto com metas pessoais e profissionais, identificando suas habilidades, áreas de afinidade e potencialidades, para que elas encontrem um trabalho que tenha afinidade com seus interesses e que deem prazer e alegria”, lembrou Rampazzo.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, ressaltou que as vagas são ilimitadas, visto que serão atividades realizadas pela internet. “É importantíssimo acompanharmos as transformações que estão ocorrendo no mercado de trabalho, principalmente devido à pandemia do novo coronavírus. Por isso, decidimos retomar os cursos, que já realizávamos antes, porém, agora, a distância, para que as mulheres continuem participando. Nossa intenção é ajudar as mulheres a identificar as oportunidades e a desenvolver suas habilidades e para isso elas só precisam mandar um Whatsapp mostrando interesse em participar”, elucidou a secretária da pasta.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, pelo 3378-0119 e com a psicóloga e ministrante dos cursos, Lisnéia Rampazzo,  telefone disponível no N.Com, pelo 3372- 4465.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos