Cidade

CMTU inicia comemorações da Semana Nacional de Trânsito em Londrina

Programação vai até o dia 25 e inclui ações de conscientização para os mais variados públicos; transmissões ao vivo na internet, benção dos carros e homenagem aos fiscais das ruas completam o calendário de atividades

Para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente em todo o país entre os dias 18 e 25 de setembro, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) organizou uma série de ações educativas a serem realizadas em diversos pontos da cidade, sempre com início às 9h e às 15h. Além chamar a atenção da sociedade para violência nas ruas, que só entre janeiro e agosto já matou 43 pessoas em Londrina, a iniciativa busca incentivar mudanças de comportamento em prol de uma dinâmica mais humana e pacífica nas vias.

A programação teve início nesta sexta-feira (18) com a distribuição, em frente ao Parque de Exposições Governador Ney Braga, de kits de higienização para caminhoneiros. O trabalho, desenvolvido em parceria com a concessionária Triunfo Econorte e com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), buscou aliar conteúdos de conscientização para a segurança nas estradas às formas de prevenção da Covid-19.

À tarde, agentes fizeram blitz na avenida Maringá, na altura do número 430, para divulgar a campanha “Olhe e Sinalize”. A atividade incluiu adesivagem de veículos e orientações para pedestres sobre como atravessar corretamente a pista. As recomendações visam estimular o público a sempre estender o braço para indicar a intenção de passar, assim como fazer contato visual com o condutor e aguardar a imobilização completa dos automóveis antes de iniciar o movimento.

Calendário de ações – No sábado (19), a mobilização pelo uso adequado e respeito às faixas de pedestre vai para a avenida Juscelino Kubitschek em dois momentos diferentes. De manhã, ocorre no cruzamento com a rua Anita Garibaldi, próximo ao colégio Vicente Rijo. Já no período vespertino repete-se nas proximidades da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).

Na segunda-feira (21), a CMTU começa o dia com a entrega de antenas corta-pipa, álcool em gel 70% e máscaras de contenção contra o coronavírus para motociclistas. A distribuição será realizada na Rua da Canoagem, perto do posto da Guarda Municipal (GM). Depois, na avenida Rio de Janeiro com a rua Piauí, novamente a companhia atua na sensibilização para campanha “Olhe e Sinalize”.

Na terça-feira (22), na avenida Duque de Caxias, em frente ao prédio da Prefeitura, os pilotos de moto voltam ao foco da programação com a doação de coletes refletivos, vestimenta que serve para destacá-los nas vias em condições de baixa luminosidade. Mais tarde, na Rua Benjamin Constant, na altura da praça Rocha Pombo, outra vez serão feitas ações com pedestres.

No mesmo dia, às 14h, a CMTU participa de transmissão ao vivo, no Instagram “Rede PVT Paraná”, para debater os temas “percepção de risco” e “efeitos do estresse em tempos de pandemia e o trânsito”. O bate- papo será conduzido por um consultor de mobilidade segura, um psicólogo e uma agente.

Na quarta (23), das 7h às 17h, ocorre a tradicional benção dos carros na paróquia São Vicente de Paulo, na avenida Madre Leônia Milito, via que leva o nome da padroeira da vida no trânsito em Londrina. A CMTU fará a organização do fluxo e a entrega de adesivos.

Às 14h, outra live, também no perfil no Instagram da “Rede PVT Paraná”, a companhia integra discussão sobre os impactos do plano de mobilidade urbana londrinense. A principal convidada da transmissão é Denise Ziober, diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

Na mesma data, em alusão ao Dia do Agente de Trânsito, a associação que representa os servidores da CMTU fará aferição da pressão arterial dos fiscais e dará orientações de saúde. Marcado para ocorrer nas instalações da avenida Portugal, no Jardim Igapó, das 12h às 19h, o evento inclui a distribuição de brindes com o intuito de valorizar os profissionais.

Na quinta-feira (24) de manhã, em frente ao Sesc Norte, na avenida Saul Elkind, o planejamento envolve a entrega de kits para ciclistas contendo bracelete refletivo para pedaladas noturnas, máscara de proteção e folheto educativo. O trabalho será acompanhado de intervenções de incentivo ao uso da faixa por pedestres.

Na sexta (25), encerramento da Semana de Trânsito, a CMTU retorna às imediações do Parque Ney Braga para falar aos caminhoneiros, em operação similar à realizada durante a abertura da programação. Em seguida, na Avenida Portugal, realiza nova adesivagem de automóveis para promover a campanha “Olhe e Sinalize”.

Campanha permanente – Além dos esforços de conscientização nas ruas, a CMTU tem investido na veiculação de peças publicitárias em emissoras de rádio e sistema interno de som de redes de supermercados. De caráter contínuo, mas intensificadas durante a Semana de Trânsito, as mensagens reforçam a necessidade de utilização das faixas de segurança.

Levado ao ar em inserções diárias, em duas estações FM locais, e apresentadas aos clientes de 20 lojas de varejo, o conteúdo alerta para a fragilidade do pedestre no trânsito. Somente entre janeiro e agosto, 14 pessoas morreram atropeladas em Londrina. A marca é a mesma registrada na cidade em todo o ano passado.

Para o major Sergio Dalbem, responsável pela Diretoria de Trânsito da CMTU, a insistência do Município em atividades voltadas à proteção de quem anda a pé é urgente e não pode ser aliviada nem mesmo na pandemia. “Ainda que com limitações, não podemos baixar a guarda. Precisamos falar dos riscos, da prevenção, do respeito à sinalização. Para a Covid-19 um dia haverá vacina, mas no dia a dia das ruas não há remédio eficaz para evitar as mortes senão a conscientização e a responsabilidade”, ressaltou.

O diretor lembrou que as ações da Semana Nacional de Trânsito serão realizadas nas ruas com rigoroso esquema de prevenção ao vírus. As medidas de proteção contemplam a utilização de álcool em gel, máscaras e luvas, além de distanciamento entre os agentes envolvidos. “Tudo será feito de acordo com as recomendações das autoridades em saúde. O público pode ficar tranquilo porque as abordagens e as entregas de materiais serão no modelo drive-thru, quando o participante nem precisa deixar o veículo ou a motocicleta”, destacou.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos